Assinada ordem de serviço para construção da UPA em Flexal II

IMG_7651Moradores de Flexal II e região comemoram o início da realização de um sonho. Na quinta-feira (13), o prefeito Geraldo Luzia Júnior esteve no bairro para assinar a ordem de serviço para a construção da UPA. Famílias, lideranças comunitárias e autoridades acompanharam o ato que marca o aperfeiçoamento da rede de saúde municipal. A previsão é concluir a obra no primeiro semestre de 2016.

IMG_7631

O secretário de Saúde, Marcelo Machado, explica o funcionalismo da UPA

O equipamento terá capacidade de atender 500 pessoas por dia e comportará 18 leitos. O secretário de Saúde, Marcelo Machado, explicou aos presentes como funcionará. “Será um espaço intermediário entre as unidades de saúde e os hospitais. A UPA funcionará 24h, todos os dias da semana, com atendimento pediátrico e adulto. Serão realizados atendimentos de casos de urgência clínica, pediátrica e odontológica, em articulação com a atenção básica, o Samu e as unidades hospitalares do Estado,” esclareceu.

IMG_7676

O prefeito Juninho fala sobre os avanços na saúde

O prefeito destacou que Cariacica está no rumo do desenvolvimento. “Teremos uma UPA enquanto as cidades do nosso entorno ainda não têm. É humanamente impossível fazer em um ano e oito meses tudo o que a cidade precisa, mas nós estamos fazendo passa a passo. Esse é um exemplo do avanço em nosso município. Mas, precisamos valorizar o que é nosso e cada centavo que é investido em nossa região”, pontuou Juninho.

Comemoração

IMG_7577

"Um sonho que será realizado", afirma , Lindomar de Oliveira Garcia, o Tibil, 44 anos.

A satisfação estava estampada na face de cada morador que, mesmo com o tempo chuvoso, compareceu ao local do evento. Segundo o presidente da Associação de Moradores de Flexal II, Lindomar de Oliveira Garcia, 44 anos, essa ação traz esperança de dias melhores à comunidade. “Esse é um dos momentos mais especiais para Flexal II, pois sabemos os benefícios que proporcionará aos moradores. A nossa esperança se renova depois desse fato. Um sonho que começa a se tornar realidade,” considerou Garcia.

Um dos líderes da região, Abelar Corrêa Neto, 53, contou que há anos a comunidade de Flexal II reivindica a construção de uma Unidade Básica de Saúde. “Há 14 anos estamos a esperar uma Unidade Básica de Saúde. Víamos outros bairros recebendo o benefício, mas não perdermos a fé. Fiquei muito feliz quando recebi a notícia que aqui seria construído uma UPA. Hoje é um dia de alegria, um milagre que se realiza,” avaliou Neto. Ele acompanhou de perto as decisões da administração municipal para a realização da obra.

UPA
Com a obra, Cariacica receberá um espaço intermediário entre as unidades de saúde e os hospitais. Nele, serão atendidos casos de urgência e emergência clínica, pediátrica e odontológica, em articulação com a atenção básica, o Samu e as unidades hospitalares do Estado.

A obra será custeada pelo Ministério da Saúde, que já liberou verba para a realização do projeto e para a ordem de serviço. De acordo com o andamento da construção será disponibilizado o restante dos recursos, que somam, no total, quatro milhões (R$ 3.946.923,65).