Áreas com 'geomanta' não podem ser utilizadas por moradores

A Defesa Civil de Cariacica alerta os moradores quanto à utilização do espaço onde foi aplicada a geomanta, um tipo de lona mais resistente, composta de PVC com fios sintéticos, que impede a passagem de água durante o período chuvoso. A área deve ser preservada a fim de se evitar acidentes e danificação do material impermeabilizante. O morador que notar qualquer ato irregular nesses locais deve comunicar à Defesa Civil de Cariacica.


O engenheiro responsável pela obra, Eduardo D’Angelo, explica que o cuidado é necessário para garantir a durabilidade e a eficácia do procedimento. “Jogar materiais perfurantes, sujar a encosta protegida ou fazer escavações irá danificar o material. Portanto, os moradores não devem utilizar o espaço para fazer o descarte irregular de lixo e nem construir ou fazer ampliações das residências. Caso contrário, o solo não ficará protegido da água das chuvas, podendo oferecer risco a moradores que moram próximo à encosta”, esclarece.


O morador que notar intervenções irregulares na área de proteção deve acionar a Defesa Civil, por meio do telefone 3346-6111 ou 3346-6112. A denúncia pode ser anônima.


A geomanta


O impermeabilizante evita que a água seja filtrada pelo solo. No entanto, as encostas com risco de deslizamentos são pontos naturais de vazão das águas por serem locais mais baixos. Por isso, além da geomanta, foram instaladas caixas coletoras de água pluvial, na parte superior da obra, que darão vazão à quantidade de água.


A aplicação da geomanta nas áreas de risco de deslizamentos começou no dia 1º de novembro. O serviço é executado pela empresa TDC Construções Ltda, que já utiliza a tecnologia em Recife desde 2013. A prefeitura de Cariacica contratou a empresa para realizar a obra e trazer mais segurança aos moradores. No momento, as intervenções acontecem em Porto de Santana e Sotelândia.


O produto é uma alternativa para se evitar deslizamentos nas encostas. O material é mais barato que a construção de um muro de arrimo em concreto armado. Um muro com 6 metros de altura, por exemplo, custa R$ 7,5 mil, enquanto que a aplicação da geomanta custa R$ 900. O sistema tem garantia mínima de cinco anos.