Chuva: confira as orientações da Defesa Civil para evitar transtornos

Com o início da temporada das chuvas é importante redobrar a atenção, pois há risco de enchentes, enxurradas, alagamentos e deslizamentos de encostas. Confira abaixo as orientações da Defesa Civil de Cariacica sobre como agir para evitar transtornos.

- Providencie a poda ou corte de árvores próximas a residências com risco de queda. A Prefeitura realiza a poda de árvores localizadas nos espaços públicos. No entanto, caso a vegetação ofereça risco à população, a Defesa Civil deve ser acionada para providenciar o corte.

- Faça o conserto de calhas e troca de telhas quebradas, reforce a fixação renovando pregos e madeiras e isolamento da fiação elétrica.

- Não acumule lixo nem entulhos nas ruas. Com a chuva, os mesmos vão parar nos bueiros obstruindo a passagem das águas, ocasionando o alagamento. Além disso, o lixo em vias públicas ou barreiras aumenta o peso e o perigo de deslizamento.

- Verifique as condições de segurança de sua casa: atenção para trincas rachaduras em teto, paredes e pisos, afundamento de terreno e rompimento de tubulação. Nesses casos, procure imediatamente a Defesa Civil.

- Não construa próximo a córregos. Não construa em cima ou embaixo de barrancos que possam deslizar, carregando ou soterrando sua casa.

- Evite retirar a camada vegetal dos barrancos, pois é ela que protege contra erosões e deslizamentos. Não faça cortes nos terrenos de encostas sem licença da Prefeitura; Solicite à Defesa Civil, em caso de morros e encostas, a colocação de lonas plásticas nas barreiras para evitar o acúmulo de água que pode ocasionar o deslisamento.

- Em morros e encostas, não plante bananeiras e outras plantas de raízes curtas porque as raízes dessas árvores não fixam o solo e aumentam os riscos de deslizamento. Em morros e encostas não plante mamão, fruta-pão, jambo, coco, banana, jaca e árvores grandes, pois acumulam água no solo e provocam quedas de barreiras.

Para acionar a Defesa Civil de Cariacica, ligue: 3346-6111 ou 98831-6000. O serviço funciona 24h.