Jardim América: Prefeitura limpa área e lixo volta três dias depois

A Secretaria de Serviços (Sermserv) tirou oito toneladas de lixo de uma área de descarte irregular e, ao retornar ao local três dias depois, encontrou mais sujeira. A limpeza aconteceu na última sexta-feira (24), na rua Bolívia, em Jardim América e, na terça-feira (28), o gerente de Limpeza Pública, Renato Terra, foi surpreendido com a situação do local.

Esse é um problema recorrente na cidade. Atualmente existem 130 pontos viciados de lixo. Segundo a secretária da Semserv, Ana Flávia Ferron, para transformar essa realidade, a administração municipal necessita do comprometimento dos moradores.

“A conscientização da população é fundamental e gera benefício a todos. Se tivéssemos uma cidade mais limpa, sem acúmulo indevido de lixo, a Prefeitura poderia investir o dinheiro gasto em ações de limpeza, em construções de praças, escolas, por exemplo. No entanto, gastamos um valor alto para retirar esses resíduos e continuamos com uma cidade poluída porque é um problema reincidente. Para mudar essa realidade é necessário o esforço de toda a comunidade”, ponderou a secretária.

Investimentos

O valor total pago à empresa que faz a coleta de lixo no município corresponde a uma média de R$ 1.290.000,00 por mês, sendo que, deste montante, cerca de R$ 120 mil é destinado exclusivamente para o recolhimento de entulhos em locais indevidos. Por ano este valor chega a representar R$ 1.440.000,00 dos recursos da Prefeitura. Com esse montante a administração poderia construir um Centro Municipal de Ensino Infantil (Cmei) ou uma Unidade de Saúde, ou ainda cinco capelas mortuárias. Outra opção seria a drenagem e pavimentação de sete ruas.

Desde o começo do ano, mais de 30 pontos viciados foram recuperados. Para isso foi necessário sensibilizar os proprietários dos terrenos quanto à necessidade de cercar a área. Nos espaços públicos a Semserv faz a limpeza do local. Dois caminhões e uma retroescavadeira são utilizados na limpeza de forma terceirizada.

O serviço de limpeza segue um cronograma de atendimento e, no momento, a equipe atende as solicitações da Defesa Civil, priorizando áreas afetadas pelas chuvas. Por conta disso não há previsão de retorno à Jardim América para retirada do entulho.

Confira o antes e o depois: