Seminário discute a coleta e a destinação de lixo com apoio de moradores

IMG_8356

No primeiro encontro, realizado no dia 30 de agosto, os participantes indicaram medidas para combeter a poluição de resíduos sólidos. O evento reuniu 80 pessoas no auditório do Palácio Municipal

A população de Cariacica poderá definir a destinação correta do lixo. Cidadãos, entidades, representantes da sociedade civil e do poder público, são convidados a participarem da construção do Plano Municipal de Resíduos Sólidos. Para isso, os interessados devem comparecer no Seminário Regional Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que acontece neste sábado (13), no auditório da Prefeitura, na sede em Alto Lage, das 8h às 12h. Esse será o segundo encontro de formação. O objetivo é envolver mais moradores no processo.

No evento haverá a apresentação da Lei 12.305/2010, que define a forma como a cidade irá se adequar à questão do descarte de resíduos. Nesta etapa, os palestrantes vão explicar o que irá mudar no município e como será elaborado o novo plano.

Também estão na pauta a ampliação do programa de coleta seletiva (que atende, atualmente, seis bairros do município), a logística da coleta do lixo e a fiscalização em pontos viciados de despejo. O plano é elaborado por uma empresa contratada. O prazo de entrega é dezembro de 2015. Todavia, tudo indica que os trabalhos estarão concluídos antes.

“É importante que todos aproveitem para se inteirar sobre o tema e apresentar suas ideias. Após as palestras, será criada uma oficina, separando os participantes em turmas e trabalhando as melhorias que cada um irá propor”, explica o gerente de saneamento ambiental, Henderson Trancoso.

Política Nacional de Resíduos Sólidos
Recém sancionada pelo Governo Federal, a lei 12.305/10, que regulamenta a Política Nacional de Resíduos Sólidos, propõe uma série de mudanças e institui que os municípios criem seus planos municipais. A nova legislação determina ainda a criação de aterros sanitários e a extinção de lixões, que deverão seguir padrões técnicos rigorosos de tratamento dos resíduos e de preservação ao meio ambiente.

Serviço:
Seminário Regional Gestão Integrada de Resíduos Sólidos
Quando: sábado (13), às 8h.
Onde: auditório da Prefeitura Municipal de Cariacica, BR 262, nº3.700, km 3, Alto Lage.
Programação:
- 8h: credenciamento dos participantes;
- 9h: abertura com a leitura da pauta dos trabalhos;
- 9h15: palestra “O que são os resíduos sólidos e como será elaborado o plano”
- 9h40: café
- 9h50: oficina “Limpeza pública – situação atual e o futuro para melhora da qualidade de vida da comunidade”
- 12h: encerramento e apresentação do resultado da oficina.

Informações: 3346-6395