Conselheiros dos Direitos da Pessoa com Deficiência tomam posse

Na manhã desta quarta-feira (10), o prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia Júnior, empossou os novos integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Cariacica (Comdped). Antes da cerimônia, autoridades municipais e cidadãos acompanharam a apresentação do grupo Fanfacongo, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), na sede da associação, em Santa Fé.

IMG_0253 - Cópia

O prefeito Geraldo Luzia Júnior lembrou que os conselheiros devem contribuir na discussão referente às melhorias da mobilidade urbana

O prefeito concedeu a posse aos titulares e suplentes, representantes do poder público municipal e da sociedade civil. Ele aproveitou o momento para fazer algumas reflexões. “O conselho pode contribuir cada vez mais com a mobilidade urbana da região metropolitana, que não é uma questão isolada em Cariacica. Temos o papel não só de fiscalizar obras privadas, mas buscar caminhos para efetivar a acessibilidade desses espaços. Às vezes, notamos que as cidades são projetadas para automóveis e não lembramos das pessoas. Quando compreendemos que precisamos focar nas pessoas, as ações começam a ser mais coesas”, destacou.

IMG_0037 - Cópia

A assistente social da Apae, Jaciana Gonçalves, defende a participação de profissionais da área e de familiares no conselho

Representando a sociedade civil, a assistente social da Apae, Jaciana Gonçalves, destacou que a dedicação e a participação no conselho são essenciais para garantir os direitos da minoria. “A atuação dos conselheiros é fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas no município e para as pessoas que são assistidas nos serviços, além de garantir os direitos desse público também. O diferencial desse conselho é o fato de representar pessoas que, muitas vezes, não conseguem se deslocar até à sede, onde acontecem as reuniões. Por isso, é necessário o empenho dos profissionais que trabalham próximas a esta área, assim como dos familiares”, defendeu Jaciana.

IMG_0030 - Cópia

"Eu luto por essa bandeira porque todos têm o direito à acessibilidade", garante Eduardo Pires, 57 anos, motorista aposentado por acidente de trabalho

Luta
Eduardo Pires, 57 anos, motorista aposentado, é um ativista na causa das pessoas com deficiência. Após sofrer um acidente de trabalho, no qual teve as pernas e um braço amputados, sentiu impulsionado a lutar pela pessoa com deficiência. “Eu luto por essa bandeira porque todos têm o direito à acessibilidade, de ir e vir. O meu sonho é Cariacica ser reconhecida nacionalmente por garantir os nossos direitos. E, junto com o poder público, vamos alcançar isso com certeza”, afirmou Pires, confiante.

Integrante da antiga gestão do conselho, ele pontuou duas intervenções realizadas na cidade em parceria com o poder público, o Judiciário e o setor empresarial. “Solicitamos a instalação de uma rampa no Shopping Campo Grande, além de reivindicarmos a remoção do elevador da Caixa que se encontrava na rua e não nos atendia. A opção foi trocar por outra rampa, garantindo acesso de todos”, apontou.

Atribuições do Conselho
A finalidade do órgão é assegurar a assistência e o atendimento especializado à pessoa com deficiência, garantir o direito à proteção especial e a plena participação nas atividades políticas, econômicas, sociais e culturais de Cariacica.

O Conselho é vinculado à Secretaria de Assistência Social (Semas). Ele foi criado por meio da Lei Municipal nº 4.403/2006. Trata-se de um órgão colegiado, permanente, que possui caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador. Confira abaixo a lista dos conselheiros para a gestão 2014/2016.

- Representantes do poder público:

Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas)
Titular: Wander Rodrigues das Merces
Suplente: Marcela da Silva Oliveira Lorenzoni Savergenini

Secretaria Municipal de Educação (Seme)
Titular: Ione Aparecida Duarte Santos
Suplente: Regina Célia Francisco Wasen

Secretaria Municipal de Saúde (Semus)
Titular: Marina Santos Viana
Suplente: Francielly Adão Nascimento

Secretaria Municipal de Governo, Planejamento e Gestão Estratégica (Semgep)
Titular: Aldir Baptista