Produtor recebe primeira licença sanitária rural de Cariacica

Após três anos de dedicação a produção de alimentos, o produtor Kemisson Geraldo Scalzer, 40 anos, comemora o recebimento do registro sanitário que comprova a boa procedência dos seus produtos. A padaria “Um Sonho a Mais”, na região rural, em Boa Vista, é o primeiro empreendimento da agroindústria familiar em Cariacica a possuir a licença da Vigilância Sanitária.

IMG_0079 copy

O produtor, Kemisson Geraldo Scalzer, 40 anos, comemora: "Posso comprovar aos clientes a boa procedência dos nossos alimentos"

Kemisson Scalzer entende que a legalização da padaria é uma forma de garantir a boa qualidade dos alimentos e conquistar a confiança de seus clientes. “Para o meu semelhante comer, eu não posso fazer de qualquer maneira. Precisávamos respaldar o nosso trabalho e os consumidores. Agora, eles terão a certeza que o nosso produto é de boa qualidade. Com isso, futuramente, seremos referência no mercado”, projetou Scalzer.

A atividade iniciou para atender as escolas e entidades socioassistenciais da cidade. Na unidade, são produzidos doces de bananas, biscoitos de polvilho e casadinhos, entre outras variedades. Os produtos também são comercializados de porta a porta. “Atualmente, produzimos diariamente cerca de oitenta quilos”, contabilizou Scalzer.

Para receber o registro sanitário, foi necessário se adequar às normas da Vigilância Sanitária. “Elaborei o manual de boas práticas, que é o pai-nosso da padaria. Nele, constam informações gerais sobre o estabelecimento e procedimentos que garantam a higiene do local e da produção durante a manipulação dos alimentos”, explicou o empresário.

Desenvolvimento
A família Scalzer entrou no ramo, depois de conhecer o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Por meio do PAA, o município compra produtos agrícolas direto do produtor rural, a preço de mercado, e repassa esses alimentos para instituições socioassistencias da cidade. Enquanto, o Pnae destina os produtos às escolas e aos centros de educação infantil.

Focada no desenvolvimento do campo, a Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) procura desenvolver e diversificar as atividades na área rural. A agroindústria é uma dessas alternativas. “Os pequenos produtores rurais recebem auxilio na implantação, na regularização dos projetos e, posteriormente, são atendidos pelo Serviço de Inspeção Municipal, quando se trata de produtos de origem animal. No caso de alimentos de origem vegetal, a Vigilância Sanitária é a responsável por conceder o registro sanitário”, esclarece o secretário da Semag, Carlos Cesquim.