Domingo foi de Desfile Cívico em Campo Grande

O vai e vem de carros e motocicletas na avenida Expedito Garcia foi substituído na manhã deste domingo (31) pela criatividade e o colorido das alas formadas por estudantes das escolas de Cariacica em torno do Desfile Cívico. Eles mostraram que é possível melhorar a qualidade de vida da população, sugerida pela temática dos “Objetivos de Desenvolvimento do Milênio” (ODM), que são as oito propostas criadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) a fim de garantir um desenvolvimento igualitário e sustentável. Segundo dados da Defesa Civil Municipal, o evento reuniu cerca de 5 mil pessoas.

junhodesfilecívico2014A chuva que caiu durante toda a noite deu uma trégua e o dia nasceu perfeito. Para o prefeito Geraldo Luzia Júnior, o desfile é mais que uma oportunidade do cidadão reforçar o seu civismo. “Também é um momento de fortalecer a cidadania, por meio das apresentações de cada instituição que trazem para a avenida os Objetivos do Milênio. De forma criativa, elas destacam a questão da sustentabilidade nas diversas vertentes, tais como: ambiental, social, desenvolvimento econômico, entre outras. Por isso, será de extrema importância para entendermos qual o nosso papel”, ressaltou.

Quem abriu o cortejo foram grupos convidados: a Corporação Musical Adamastor Furtado, da cidade de Viana, e o Grupo Operacional Tático da Polícia Civil, o GOT. Também desfilaram os funcionários, pais e estudantes da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), a Escola Adventista e o Grupo de Escoteiros Loren Reno. Ao todo, participaram 15 instituições de ensino municipal, incluindo os veteranos da banda marcial Emef Talma Sarmento.

LCV-9590 Jeferson Costa, 22, instrutor de percussão explicou que foi para avenida movido pelo amor à banda marcial João Pedro da Silva

Como no último ano, as bandas capricharam nas performances. E houve de tudo: o Hino da Independência do Brasil, as marchas tradicionais e versões para sucessos de todos os estilos. O clássico baião "Asa Branca", de Luiz Gonzaga, dividiu a atenção e a aprovação com músicas pop como as do grupo Jota Quest. E para provar que os estudantes têm mesmo amor ao que fazem, os integrantes da banda marcial João Pedro da Silva, mesmo sem o uniforme oficial e com número reduzido, participaram com muito entusiasmo e dedicação. Os 13 presentes se sentiram motivados pela história do grupo, terceira corporação fundada na cidade, em 1979. "Dedicamos os 365 dias do ano ensaiando, buscando inovação e evolução musical para fazer um trabalho bonito e enaltecer a Prefeitura de Cariacica porque ela é a incentivadora do trabalho. Por isso, decidimos que precisávamos estar aqui e, com a autorização do prefeito, pegamos instrumentos emprestados", comemorou Jeferson Costa, 22, instrutor de percussão.

Outro momento importante foi a entrega de certificado aos participantes do I Concurso Cultural de Desenho, que tinha como tema os Objetivos do Milênio.

20140831_094938

O mecânico Luiz Carlos Pereira, 45 anos, e a esposa Maria Luzia de Assis Pereira, 41, aguardavam a passagem da filha Danieli, 13, pela avenida

Pais e Filhos

Pais e mães aguardavam ansiosos pela passagem de seus filhos. O mecânico Luiz Carlos Pereira, 45 anos, e a esposa Maria Luzia de Assis Pereira, 41, moradores de Santa Bárbara foram para prestigiar a filha Danieli, 13, e motivá-la ainda mais. “Acreditamos que é muito importante a valorização desta tradição, pois comemoramos uma data muito significativa para a nossa nação, por isso apoio a participação neste evento”, declarou a mãe.

20140831_101419

Viliana Maria Gava, 37, de Vila Palestina, ficou feliz com o desempenho dos filhos Miguel,6, e Milena, 4

A coordenadora de educação Viliana Maria Gava, 37, moradora de Vila Palestina, foi outra mãe que admirou o desempenho dos filhos Miguel, 6, e Milena 4. “Ela gosta da ginástica rítmica e hoje foi fascinante ver todo mundo aplaudindo. Miguel também estava bem empenhado! As crianças aprendem, desfilam e brincam porque eles gostam muito disso. É dedicação total deles, achei muito legal!”, revelou.

As escolas que desfilaram foram:
- Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae)
- Emef Maria Paiva
- Emefs Nilton Gomes e Valdeci Cezario
- Emefs Stélida Dias e Alvimar Silva
- Emefs Manoel Melo Sobrinho e Ferdinando Santório
- Emefs Terfina Rocha Ferreira e Antário Filho
- Emef Hilário Vieira da Silva
- Emefs Angelo Zani e Valdice Alves Baier
- Emef Antero José do Nascimento
- Escola Adventista
- Grupo de escoteiros Loren Reno e Emef Maria Guilhermina de Castro