Texto: Semcom Foto: Claudio Postay
A caminhada é uma prática acessível e de baixo impacto que traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental. Além de melhorar o desempenho motor e cardiorrespiratório, ajuda no controle do peso, contribui para a prevenção de doenças crônicas e ajuda no fortalecimento da saúde mental ao estimular a socialização.
De acordo com os professores de Educação Física Júlio Mardegan e Bruno Vasconcellos, a recomendação é caminhar entre 30 minutos e 1 hora por dia, de três a cinco vezes por semana, em locais arejados e seguros. Como é uma atividade de baixo impacto, pode ser praticada diariamente, desde que respeitados os limites individuais.
Em Cariacica, a prática tem sido incentivada em diferentes espaços, como a nova Orla de Cariacica, o Complexo Esportivo Hugo Viola, o Parque Linear de São Conrado, a Estação Cidadania-Esporte e no Parque O Cravo e a Rosa, por exemplo.
Esporte e saúde
Além de reduzir dores e melhorar a disposição, a caminhada promove a convivência, autoestima e qualidade de vida. Um hábito simples, que vem transformando a saúde de moradores de Valparaíso.
Na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Valparaíso, um grupo de caminhada foi criado em setembro de 2024 para incentivar a prática regular da atividade entre pacientes hipertensos e diabéticos.
Segundo a nutricionista, Luciana Bicalho, responsável pelo projeto, cerca de 20 a 25 pessoas participam dos encontros diários, que começam às 7 horas com aferição de pressão arterial, alongamento e uma caminhada de 30 minutos.
“Um dos pilares para o tratamento do paciente diabético e hipertenso é o incentivo à prática de atividade física. Muitos tinham dificuldade em iniciar, seja por insegurança nas ruas ou por não poderem realizar atividades de impacto. O grupo veio para atender a essa demanda”, explicou Luciana.
A ação também conta com acompanhamento de agentes de saúde, técnicos de enfermagem e profissionais de nível superior. Além disso, desde o início de agosto, o grupo recebe o apoio de uma faculdade particular de Cariacica, que participa dos encontros das segundas e quartas-feiras com seis alunos e um preceptor, responsáveis por orientar e acompanhar os alongamentos.
Os resultados já são sentidos pelos participantes. A dona de casa Marta Maria Dias, de 64 anos, contou que a caminhada transformou sua rotina: “Eu tenho problema de coluna e sentia muitas dores, não podia mais fazer atividades com impacto. Quando fui convidada para o grupo aceitei e hoje estou muito bem, só trouxe benefícios para minha saúde”, afirmou.
Fique por dentro das nossas redes sociais
Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900
Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas
CNPJ: 27.150.549/0001-19
Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas