Texto: Texto: Semcom Foto: Claudio Postay
Comida fresquinha, cheia de sabor e nutrição! Assim é na hora do recreio nas escolas municipais de Cariacica. Nos refeitórios são servidos cardápios variados para que os pequenos cresçam tanto em aprendizado quanto com saúde. E esse tempero especial vem também de profissionais que sabem a dose certa dos ingredientes nessa fase tão importante, que é o desenvolvimento das crianças. São os nutricionistas que, neste domingo (31), celebram um dia todo dedicado para eles.
Atualmente, nove nutricionistas compõem a equipe da Secretaria Municipal de Educação (Seme), sendo uma delas responsável técnica pelo programa. Além disso, a execução da alimentação escolar conta com o apoio de uma empresa terceirizada. Todo esse trabalho está alinhado às diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que regulamenta a alimentação nas instituições públicas de ensino no Brasil.
“A atuação dos nutricionistas nessa dinâmica na rede municipal de ensino nos garante segurança de que estamos direcionando o melhor, quanto aos valores nutricionais, para os nossos alunos. Hoje, de forma especial, parabenizamos aos nutricionistas que exercem esse papel fundamental no dia a dia das nossas escolas”, disse a secretária de Educação do município, Luzian Belisario.
Planejamento de cardápios balanceados e variados, supervisão da qualidade e segurança dos alimentos, ações de educação alimentar e nutricional nas escolas, atendimento a estudantes com restrições alimentares e o incentivo à formação de hábitos saudáveis. Essas são algumas das atribuições dos nutricionistas da rede municipal de ensino no dia a dia.
Os cardápios são elaborados mensalmente, levando em conta a modalidade de ensino, sempre dando prioridade a alimentos naturais ou minimamente processados. A variedade de frutas, legumes e verduras é garantida conforme a faixa etária e o tempo de permanência dos alunos nas unidades.
Para os estudantes que possuem restrições alimentares, também são preparados cardápios específicos. As escolas encaminham laudos médicos e documentos comprobatórios para a Coordenação de Alimentação Escolar, que realiza a adaptação conforme a necessidade de cada aluno. Entre as adequações mais comuns estão casos de seletividade alimentar, intolerância à lactose e alergia à proteína do leite de vaca (APLV).
“Um dos maiores desafios é a aceitação dos alimentos pelos estudantes, que muitas vezes demonstram resistência a novos sabores. Para superar essa barreira, são desenvolvidas ações de educação nutricional, como palestras e atividades lúdicas, em parceria com programas como o Saúde na Escola”, explica a nutricionista da Seme, Cleyde Christ Hoffmann.
Fique por dentro das nossas redes sociais
Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900
Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas
CNPJ: 27.150.549/0001-19
Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas