Texto: Thaiz Blunck Foto: Freepik e Secretaria Municipal de Saúde
Nesta sexta-feira (8) é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, data que reforça a importância de cuidar da saúde do coração. Em Cariacica, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), cerca de duas mil pessoas atendidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) já foram diagnosticadas com colesterol elevado.
Esses pacientes são acompanhados de perto pelas equipes de saúde e recebem o tratamento adequado para manter os níveis controlados, conforme orientação médica. A meta é reduzir os riscos e garantir mais qualidade de vida para a população.
Mas afinal, o que é colesterol?
A nutricionista e coordenadora da Assistência Complementar, na Gerência de Ações Estratégicas da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Vanessa Alvarenga explica que o colesterol é um tipo de gordura presente no organismo e é dividido em dois tipos: o HDL é o colesterol bom que ajuda a proteger o coração. Já o LDL é o colesterol ruim que, quando está alto, pode entupir as artérias e dificultar a passagem do sangue. Quando o equilíbrio entre esses dois tipos se perde, o risco de doenças cardiovasculares cresce.
A nutricionista reforça, ainda, que, além do colesterol alto, outros fatores contribuem para os problemas cardíacos, como a obesidade, hipertensão, diabetes, fumo e sedentarismo. A boa notícia é que a maioria desses fatores pode ser prevenida ou controlada com hábitos saudáveis.
Alimentação saudável: como montar o prato ideal?
Você já ouviu falar da Alimentação Cardioprotetora Brasileira? É um guia elaborado pelo Ministério da Saúde e pelo Hospital do Coração (HCor), utilizado na rede municipal de saúde, que usa as cores da bandeira do Brasil para orientar o que colocar no prato. Funciona assim:
• Verde: frutas, legumes, verduras e temperos naturais são os protagonistas
• Amarela: cereais, raízes e tubérculos devem estar em equilíbrio
• Azul: feijões, carnes magras, ovos, laticínios em menor quantidade
“O foco está nos alimentos naturais ou minimamente processados, evitando os ultraprocessados, ricos em gorduras ruins. Os nutricionistas das UBS de Cariacica foram capacitados especialmente para orientar a população sobre esse modelo alimentar, tanto em atendimentos individuais quanto em grupos de educação alimentar”, afirmou a nutricionista.
Ela reforça que para acompanhar as taxas de colesterol e receber orientações personalizadas, a recomendação é procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima. Os profissionais farão uma avaliação e, se necessário, encaminharão o paciente para acompanhamento com a equipe multiprofissional, que pode incluir: nutricionistas, profissionais de educação fisica e fisioterapeutas, por exemplo.
Fique por dentro das nossas redes sociais
Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900
Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas
CNPJ: 27.150.549/0001-19
Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas