Texto: Thaiz Blunck Foto: Jackeline Gomes
O mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya só precisa de um pouco de água parada para se multiplicar. O transmissor dessas doenças é quase invisível, mas causa um estrago enorme: febre alta, dores intensas no corpo, cansaço, risco de internação e até de morte. É por isso que a Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), além de reforçar as ações de prevenção e controle da dengue, também orienta a população sobre a importância de manter os cuidados para evitar a proliferação do mosquito.
A coordenadora de Agravos e Endemias, Fabiola dos Santos Guimarães, destaca que o envolvimento dos moradores é fundamental para o sucesso das ações de combate. "A prevenção da dengue é fundamental para proteger a saúde da população e evitar surtos da doença. Os Agente de Combate às Endemias realizam inspeções em domicílios e locais estratégicos para identificar e controlar fatores de risco ambiental em todo o município. A dengue pode levar a complicações graves e até à morte, por isso é muito importante manter os cuidados", afirma.
Ações de prevenção e combate
A Prefeitura de Cariacica atua de forma permanente com diversas frentes de combate ao Aedes aegypti. Entre elas está o Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (Pesms), que leva o conhecimento sobre prevenção de doenças para as crianças por meio de uma apresentação lúdica e divertida. A peça, apresentada por personagens caracterizados como ratos, cachorros e um mosquito da dengue, fala da importância de cuidar do ambiente e da limpeza da cidade, para que esses animais não transmitam doenças, como a leptospirose, a raiva e a dengue.
Além disso, é realizada, também, a pesquisa larvária “Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti”, que é uma metodologia utilizada para obter informações rápidas sobre a infestação do mosquito Aedes aegypti em uma área, através da inspeção de imóveis em datas programadas pelo Ministério da Saúde, o que permite direcionar as ações em áreas prioritárias.
"Esclarecemos a importância de combater os criadouros do mosquito Aedes aegypti, zika e chikungunya. As ações de fumacê e a utilização do carro fumacê, por exemplo, são indicadas onde existe alto índice de infestação do mosquito e transmissão da dengue com casos notificados, de acordo com as normas do Ministério da Saúde", esclarece Fabíola.
Cuidados
- Remover água parada em recipientes como pneus, garrafas e pratos de plantas, que são locais ideais para o mosquito Aedes aegypti se reproduzir
- Manter quintais e áreas públicas limpos, com atenção especial a locais que acumulam água
- Aplicar repelentes na pele exposta e em roupas para evitar picadas
- Atender o agente de combate a dengue em sua residência.
Fique por dentro das nossas redes sociais
Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900
Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas
CNPJ: 27.150.549/0001-19
Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas