Texto: Thaiz Blunck Foto: Jackeline Gomes
Começou nesta segunda-feira (14) a VI Conferência Municipal de Políticas para Mulheres, um importante espaço de diálogo e construção coletiva em prol dos direitos femininos. Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”, o evento reuniu mais de 150 mulheres, entre representantes da sociedade civil, autoridades e especialistas, para debater três grandes eixos: o enfrentamento a todos os tipos de violência contra a mulher, a autonomia feminina no mundo do trabalho e a participação da mulher na política e nos espaços de poder.
Realizado pela Secretaria Municipal da Mulher e Direitos Humanos (Semdh), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), o encontro tem como objetivo ouvir, propor e consolidar políticas públicas mais eficazes para transformar a realidade das mulheres em Cariacica.
A abertura contou com a presença do prefeito Euclério Sampaio, da vice-prefeita Shymenne de Castro, secretários municipais, servidores e convidados. Em seu discurso, Shymenne destacou a importância do evento como um espaço de avanço social.
“Essa conferência é um chamado para construirmos uma sociedade em que as mulheres sejam ouvidas, respeitadas e representadas, seja na política, nos lares, nos cargos de liderança ou na formulação de políticas públicas. Democracia de verdade só existe com igualdade de oportunidades. Cada mulher aqui tem uma história, uma luta e uma força que precisa ser reconhecida”, disse.
A secretária da Mulher e Direitos Humanos, Lorena Nascimento, reforçou que ouvir as mulheres é essencial para criar políticas públicas que atendam às reais necessidades da população feminina.
“A violência contra a mulher é um problema nacional. Aqui em Cariacica, estamos trabalhando em várias frentes para enfrentá-lo. Um exemplo é a criação da Patrulha Maria da Penha, da Guarda Municipal, que tem sido fundamental nesse combate”, pontuou.
Já a gerente de Direitos da Mulher da Semdh, Jaciane Brive, ressaltou que a conferência acontece a cada dois anos e tem papel estratégico na construção de soluções práticas.
“Desse espaço saem propostas concretas, que ajudam a fortalecer a rede de proteção à mulher e apontam, por exemplo, a necessidade de novos equipamentos públicos. Hoje, além dos debates, tivemos a apresentação do coral Maria Marias, do Presídio Feminino de Bubu, e uma palestra que aprofunda a temática central do evento”, disse ela.
A conferência segue nesta terça-feira (15), das 13h às 17h, no auditório da Faculdade Pio XII, em Campo Grande. A entrada é gratuita e aberta ao público.
A expectativa é de que, a partir das discussões realizadas, o município possa atualizar e fortalecer seu plano de ação para garantir mais dignidade, respeito e oportunidades para todas as mulheres de Cariacica.
Fique por dentro das nossas redes sociais
Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900
Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas
CNPJ: 27.150.549/0001-19
Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas