news

Cerco Inteligente de Cariacica começa a ser implantado e terá 46 barreiras em pontos estratégicos da cidade

Já está em fase final de testes o Cerco Inteligente de Cariacica. O sistema será o maior do Estado, com 46 barreiras instaladas em pontos estratégicos da cidade que auxiliarão as forças de segurança a identificarem veículos roubados e ligados a qualquer tipo de crime. Será mais uma ferramenta para melhorar a segurança no município de Cariacica, além fornecer dados para a Guarda Municipal e polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal. "O Cerco Inteligente de Cariacica é uma grande conquista para a população do município, que será muito beneficiada por esse novo recurso da segurança pública", destacou o prefeito Euclério Sampaio. O sistema As câmeras do Cerco Inteligente de Cariacica são capazes de fazer a leitura das placas de todos os carros que passarem pelas barreiras onde elas estão instaladas. Se a placa tiver alguma restrição de furto e roubo, ou se estiver associada a algum tipo de crime, um sinal sonoro será emitido na central. Veículos sem placas também poderão ser identificados por cor e modelo. Após o sinal ser emitido, o alerta é enviado para as viaturas da Guarda Municipal de Cariacica e demais forças de segurança, que poderão abordar o veículo. Cerco Móvel O sistema em Cariacica terá um diferencial: o Cerco Móvel. Os agentes nas ruas poderão fazer o monitoramento em locais onde não há câmeras instaladas, por meio de um dispositivo móvel, o que amplia a área de abrangência do sistema. Os dados registrados pela câmera móvel serão lidos pelos agentes em um aplicativo. O Cerco Inteligente de Cariacica é ligado a um sistema nacional e será integrado com todas as forças de segurança: agentes de trânsito, Guarda Municipal de Cariacica, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, além de trabalhar em parceria com cercos eletrônicos de outros municípios do Estado. Treinamento Nesta semana as equipes que vão operar o sistema passaram por um treinamento e já estão aptas a atuarem no Cerco Inteligente de Cariacica. "Esse sistema é um grande investimento da administração municipal para proporcionar mais segurança para a população e fortalecer a integração das forças de segurança municipal, estadual e federal”, destacou o secretário de Defesa Social, Claudio Victor. "É uma inovação com utilização da tecnologia para trazer segurança pública para a população de Cariacica. O Cerco Inteligente de Cariacica chega para aumentar a estratégia de segurança pública municipal e levar ações mais efetivas, o que projeta Cariacica para ser uma cidade cada vez mais digital e conectada", acrescentou o subsecretário de Tecnologia da Informação Teófilo Dias.