Segunda etapa da reforma na UBS de Jardim América é entregue à população

A população de Cariacica tem mais um motivo para ter orgulho de morar no município. Nesta quinta-feira (23) foi entregue a segunda etapa da reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Jardim América, uma das mais antigas da cidade. "Me sinto honrado em entregar essa reforma porque frequentei essa unidade desde muito pequeno. Quero agradecer à população desse bairro que está conosco na luta e tem nos ajudado. Agradeço também às lideranças, aos secretários e aos vereadores. Meu agradecimento especial vai para os servidores que vão receber a valorização que merecem", ressaltou o prefeito. César Colnago, secretário municipal de Saúde, também agradeceu à equipe. "Os servidores têm papel importante e fundamental nessa unidade, que é um exemplo. Porque tão importante quanto atender bem, é também acolher a todos os pacientes com carinho e atenção", destacou. Reforma O prédio da UBS ganhou novos consultórios médicos e odontológicos, reestruturação da parte elétrica, com troca de fiação, reforma da rede de esgoto e troca de piso, reestruturação do telhado e a adequação da acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção. "Fizemos essa reforma como se fosse uma obra na nossa casa, com rapidez, mas com responsabilidade e qualidade", acrescentou Weverton Moraes, secretário de Obras. Para os moradores, a entrega da obra é um presente. "Um prédio novo como este eleva a autoestima da gente", diz a dona de casa Maria Teresa Chisté, 79 anos. "Toda reforma é sempre bem-vinda, ainda mais com melhoria dos serviços", acrescenta a aposentada Geny Carlos, 73 anos. Para os próximos meses, a população vai contar com mais novidades. O prefeito Euclério Sampaio anunciou que a Unidade Básica de Saúde de Jardim América ganhará um consultório completo de oftalmologia, que é uma das maiores demandas de especialidade de média complexidade do município. Além de consultas e vacinação, a Unidade Básica de Saúde de Jardim América é referência em programas, como Álcool e Outras Drogas, Tabagismo, Tuberculose, Saúde do Idoso e Hanseníase, além de atendimentos em Fisioterapia, Odontologia, Urologia, Ortopedia e Nutrição e laboratórios de Hanseníase e Tuberculose. Meio século A UBS de Jardim América, que leva o nome de Oneida Viola Maio (ela era filha de Hugo Viola, fundador do bairro, e morreu aos 84 anos, em 2014) é bem representativa para os moradores do município. Foi inaugurada em 9 de dezembro de 1971 e, à época, era uma referência de atendimento à população. Com os passar dos anos, a estrutura ficou sucateada e os problemas na estrutura física se acumularam até que ganhou uma grande reforma, sendo que a primeira etapa foi concluída em 2021 e a segunda etapa agora.