Famílias de baixa renda recebem as chaves de 496 moradias em Padre Gabriel

O sonho da casa própria agora é realidade para 496 famílias de baixa renda de Cariacica. Elas receberam as chaves de seus apartamentos do empreendimento habitacional Residencial São Roque, em Padre Gabriel. A cerimônia de entrega, do programa Minha Casa Minha Vida, foi na tarde desta segunda-feira (14), no condomínio, com as presenças do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, do prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira Júnior, o Juninho, do secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente, representantes da bancada federal e da câmara municipal e também da Caixa e da empresa Cobra Engenharia.  Ao todo, quase 2 mil pessoas foram beneficiadas. O projeto foi fruto da união entre Governo Federal, Governo do Estado e ações da Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec). O Residencial São Roque recebeu investimento federal de R$ 40,67 milhões. O empreendimento conta com apartamentos de dois quartos, com 49,70 m² de área. Os moradores terão acesso a parque infantil, centro comunitário, quadra de esportes, salão de festas, vaga de estacionamento e guarita, além de redes de água, esgoto, drenagem, energia elétrica e iluminação pública, pavimentação e urbanização.  O prefeito parabenizou a conquista das pessoas contempladas pelo programa e lembrou de uma experiência semelhante feita em bairro Operário, onde uma comunidade que vivia precariamente na beira do rio Formate passou a habitar em apartamentos de condomínio. "Ocupar esse espaço em Padre Gabriel com famílias batalhadoras, que trabalham, é uma grande conquista para a nossa gestão", destacou Juninho. Ele também reforçou que o próprio bairro Padre Gabriel foi testemunha de inúmeras mudanças em oito anos da atual administração. "Mesmo com vários percalços e desafios ao longo desses oito anos como impeachment, Lava Jato, crise econômica, greve da Polícia Militar, surto da febre amarela, as chuvas mais fortes e, agora, a pandemia do coronavírus, entregamos uma prefeitura com as contas em dia e uma cidade melhor", exaltou. Novo lar O gerente de Habitação, Juliano Almeida, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec), elogiou o acabamento da obra e o diferencial e impacto na vida dos contemplados. Ele lembrou que grande parte delas ou morava em área de risco ou estava em situação habitacional precária. "Nossa equipe da Semdec fica com a sensação de triunfo porque trabalhamos para as pessoas. E a Prefeitura de Cariacica agilizou o processo de aprovação do empreendimento em 29 dias pois essas pessoas têm pressa", apontou. As mudanças para o condomínio São Roque estão liberadas a partir de quinta-feira (17).  Foram contemplados pessoas inscritas por residirem no município há mais de um ano; possuírem renda familiar de até R$ 1800, não possuírem casa própria, morarem de aluguel, coabitação, casas cedidas e estarem inseridas no benefício do Aluguel Cidadão e serem compostas, prioritariamente, por pessoas com deficiência, mulheres chefes de família e idosos. A manicure Daiane Santos Gomes Ribeiro, 29 anos, não vê a hora de se mudar para o seu apartamento. Atualmente, ela mora com o marido, o açogueiro Bruno Corteletti, 34, e seus dois filhos, em um imóvel cedido em Porto de Santana. "Fiz a inscrição no programa em 2018. Estamos felizes com a entrega das chaves. O apartamento é muito lindo, com dois quartos, sala, cozinha, área de serviço. A gente já está se sentindo em casa aqui em Padre Gabriel. Vai ser muito bom e uma base segura para a gente construir nossos sonhos e garantir a felicidade e o futuro dos nossos filhos", comemorou.