Busca
news

Cariacica Castra Legal: primeiras castrações de cães e gatos começam nesta quinta-feira (15)

Os primeiros animais contemplados pelo programa Cariacica Castra Legal, que oferece castração gratuita de cães e gatos, farão as cirurgias nesta quinta-feira (15). Os tutores cadastraram seus bichinhos de estimação no programa da Gerência de Bem-Estar Animal da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec), que foi lançado em abril deste ano.  Já são 400 castrações agendadas e cinco clinicas veterinárias estão cadastradas. A Semdec pede para que o tutor contemplado com a inscrição fique atento, pois a Gerência de Bem-Estar Animal irá entrar em contato para agendar a data da castração. "Esse é um importante marco para o bem-estar animal no município de Cariacica. É um avanço no cuidado com os animais e nas políticas públicas de controle populacional", ressalta a secretária de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente de Cariacica, Luciana Tibério Gomes. Quem está muito feliz com o programa é a artesã Dalva Gonçalves das Candeias Casotti. Ela possui dois gatos e duas cadelas: Laydi, Pantera, Lili e Flor. A última, uma pinscher de 5 anos, será castrada pelo Cariacica Castra Legal. "Para a gente é um benefício muito grande. Evita fila, pagar caro e não tem burocracia. A iniciativa é ótima", parabenizou. A coordenadora financeira Adriana Moreira Leite Gomes tem duas cadelas. Susie já foi castrada, e Cacau, uma poodle de 6 anos, receberá a cirurgia pelo programa. "Quando soube que a Prefeitura de Cariacica abriu vagas para a castração, logo fiz a inscrição da Cacau. Esse cuidado que a Prefeitura tem pelos moradores é gratificante", comentou a artesã. O programa A Semdec, por meio da Gerência de Bem-Estar Animal, lançou em abril deste ano o Programa Cariacica Castra Legal para ofertar castração gratuita de cães e gatos para animais de tutores residentes no município de Cariacica. O programa tem como objetivo o desenvolvimento de uma política pública permanente voltada para o controle populacional de cães e gatos, utilizando-se da castração e microchipagem animal como ferramentas. Os serviços são oferecidos por meio de uma rede credenciada de clínicas veterinárias e englobam ainda a realização de exames laboratoriais pré-operatórios, fornecimento de medicamentos e materiais utilizados durante os procedimentos cirúrgicos e pré-cirúrgicos, assim como a medicação pós-cirúrgica a ser entregue aos tutores. Em breve a Gerência de Bem-Estar Animal vai abrir novas inscrições para o programa.