Oficinas de Letra e Rima nos Cras: reflexão por meio da música e da poesia

Os moradores de Cariacica são atendidos com oficinas de música, teatro, rima e poesia, capoeira e também atividade física, no serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Ele é ofertado para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos nas oito unidades do Centro de Referência da Assistência Social (Cras). A oficina de Letra e Rima é conduzida pelo educador social Jackson Ferreira Santos, que atua na área desde 2013. Ele atende os grupos matutino e vespertino de segunda a quinta-feira em quatro Cras: Sotelândia, às segundas-feiras; Nova Rosa da Penha, às terças; Itacibá, às quartas; e Padre Gabriel, às quintas. Esta é a primeira de uma série de matérias sobre as oficinas oferecidas nos Cras. Nas próximas semanas, mostraremos os trabalhos dos outros educadores. Jackson comanda as oficinas de letra e rima com a proposta de fortalecer os vínculos familiares por meio da poesia e do rap. Na prática, os usuários são levados à reflexão por meio de análise de letras de músicas que já existem e também das composições próprias. “Nosso objetivo é que eles tragam a poesia, façam a música, a escrita criativa, tudo dentro da perspectiva da identidade, do pertencimento e da valorização da vida”, destacou o educador. Os adolescentes inseridos no Serviço de Convivência estão aprovando as oficinas. A adolescente Naiã Nascimento das Neves, 16 anos, é uma das participantes. “Gosto de participar do Serviço de Convivência, onde todo mundo se trata bem. Na oficina, a gente aprende a se identificar no próprio poema”. Joasley Brás Souza, 17 anos, também faz parte do serviço de convivência. “Eu tenho oportunidade de conhecer pessoas novas, de aprender. É também uma boa oportunidade boa para quem gosta de música”. As demais oficinas ministradas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos são ministradas pelos educadores de teatro Carlos Henrique Vieira Felberg e Wilton Bastos Bezerra da Silva; oficina de músicas com Leandro Xavier Martins e Pedro Henrique de Brito Antunes; capoeira com Renato Lopes Pereira e Fabiano Lopes Ferreira; e Leonardo Filgueiras Latarro com atividade física.