news

Alunos com necessidades especiais dão show na "Dança das Cadeiras" em festa na Apae

Foi uma manhã de celebração à cultura da festa junina brasileira, mas foi também dia de se superar e emocionar mães, pais e professores. Alunos com necessidades especiais do projeto Semearte participaram na manhã desta quinta-feira, 11 de julho, do Arraiá dos Apaixonados, na Apae, em Morada de Santa Fé. O evento foi aberto com a “Dança dos Cadeirantes”, com alunos da rede municipal de Cariacica e do Programa Atendimento Educacional Especializado (AEE). Fazem parte desse programa, alunos com paralisia cerebral, síndrome de down, deficiência intelectual e múltiplas deficiências. Na apresentação caipira, os alunos foram acompanhados pelos familiares. As crianças puderam trabalhar a autoestima, lateralidade, expressão corporal, facial, ritmo. “Pensam que por serem cadeirantes, eles não podem dançar, mas eles podem se expressar, eles sorriem muito, tem muita expressão facial”, detalha a professora Shirley Oliveira, que dá a atividade de dança pela Semearte. É o que confirma a dona de casa Adriana Fagundes, 32 anos, mãe de Sara, 12, que também participou da Dança dos Cadeirantes. “A Sara ficou muito feliz, ela é muito alegre, gosta da dança, ela consegue interagir. Eu fico muito feliz também”, comemora a mãe. SemearteO Projeto Semearte é promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SEME) para crianças de 7 a 12 anos da rede municipal de ensino. “É um projeto de arte e educação realizado no contraturno dos alunos. São 39 escolas atendidas pela Semearte. A ‘Dança dos Cadeirantes’ é um desses projetos”, detalha Arthur Teles Lepaus, coordenador do Semearte.