Semesp realiza visita técnica às obras do Centro de Iniciação ao Esporte

Nesta sexta-feira (09), uma equipe da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp) visitou as obras do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE). Ao lado do Parque O Cravo e a Rosa, entre Itacibá e Nova Brasília, o CIE de Cariacica é o primeiro espaço para prática de modalidades olímpicas e paralímpicas no município. Construído com recursos do Ministério do Esporte, por meio Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), o Centro de Iniciação ao Esporte tem investimento de R$ 4.679.075,18. A previsão é de que as obras sejam entregues no segundo semestre deste ano. Segundo o coordenador da Unidade Gestora Local (UGL) para o projeto do CIE, Carlos Sfalsin, o ginásio oferecerá condições para que equipes escolares de Cariacica tenham um lugar adequado para treinamento. "O piso será de material emborrachado, próprio para treinamento de diversas modalidades. Além disso, teremos um local para realizar competições municipais e estaduais, com um ginásio com capacidade para 200 pessoas", explica. Os CIEs O objetivo dos Centros de Iniciação ao Esporte é ampliar a oferta de infraestrutura de equipamento público esportivo qualificado, incentivando a iniciação esportiva em territórios de vulnerabilidade social das grandes cidades brasileiras. O Ministério do Esporte desenvolveu a concepção do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) no âmbito da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Cariacica é um dos cinco municípios capixabas a ser beneficiado com o projeto. Os demais são Vitória, Vila Velha, Serra e Guarapari. Em Cariacica o modelo a ser aplicado é o III, para área de 7.000 m², com área de construção de 3.500m². O espaço contará com arquibancada para 177 lugares, área de apoio (administração, sala de professores/técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia, sanitário público), estacionamento e estruturas de atletismo (pista de atletismo com 120 metros e oito raias, gaiola de arremesso, além de pista para salto em distância e salto triplo). Modalidades olímpicas atendidas: Esgrima, ginástica trampolim, levantamento de peso, taekwondo, vôlei de praia, boxe, handebol, lutas, ginástica, badminton, tênis de mesa, vôlei, basquete, ginástica artística, judô e atletismo. Na quadra haverá estrutura para prática de futsal, modalidade não olímpica. Modalidades paralímpicas atendidas: Esgrima de cadeira de rodas, judô, halterofilismo, tênis de mesa, voleibol sentado e goalball.