news

Servidores dos Cras de Cariacica recebem treinamento para qualificar o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

As equipes que atuam no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) nos oito Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Cariacica passaram por uma capacitação nesta quarta-feira (5). “O objetivo principal dessa capacitação é preparar os servidores para prestar um atendimento mais qualificado para a população. É um fortalecimento de um dos principais serviços ofertados dentro da política de Assistência”, afirmou Danyelle Lirio, secretária de Assistência Social de Cariacica. Cerca de 90 pessoas, entre servidores municipais e funcionários de organizações da sociedade civil, receberam o treinamento, que contou com o tema “Concepção, organização e fluxo”, que foi ministrado por Thauan Pastrello. O evento foi promovido pela Gerência de Gestão da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Pertencimento O SCFV é oferecido no nível da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e é desenvolvido a partir de ações preventivas e proativas, no sentido de complementar o trabalho realizado no Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e no Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI). Ele é voltado a qualquer pessoa que necessite. A Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (TNSS) cita, ainda, diversos grupos que devem ser priorizados como indivíduos pertencentes a famílias beneficiárias de programas de transferência de renda, com deficiência, entre outros. O principal objetivo do serviço é desenvolver o sentimento de pertencimento e de identidade junto ao cidadão, além de incentivar a socialização e a convivência comunitária e a promoção de potencialidades, a partir das atividades realizadas em grupo. São oferecidos para grupos como crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.