news

Dia Mundial do Meio Ambiente: Prefeitura realiza limpeza no manguezal da orla de Cariacica neste sábado (5)

Para conscientizar sobre a importância do Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria Municipal de Serviços (Semserv) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec), em uma parceria com a Polícia Militar Ambiental, realiza, neste sábado (5), a partir das 7h, um mutirão especial de limpeza no manguezal da orla de Cariacica, na avenida Vale do Rio Doce, região entre Alto Boa Vista e Porto de Santana. Foram recolhidas, ao todo, 79 toneladas de lixo. A ação, que vai até 13h, envolve 300 pessoas e, além da Semserv, Semdec e Polícia Militar Ambiental, também conta com o apoio voluntário dos alunos da Faculdade Multivix, equipes da Secretaria Municipal de Governo (Semgo), Defesa Civil, Secretaria Municipal de Obras (Semob), entre outras secretarias. A limpeza é realizada de forma manual, por meio de pás, enxadas, carrinhos de mão e vassouras e, também, de forma mecanizada, com o auxílio de retroescavadeiras. O calçadão e canteiros da orla também serão limpos. Ao longo do dia, as 13 regiões de Cariacica receberão algum tipo de ação voltada ao Dia Mundial do Meio Ambiente, por meio de capina, roçagem, varrição de locais públicos, entrte outras atividades. "Há muito tempo o manguezal não recebe limpeza. Já retiramos diversos tipos de itens, entre garrafas, fraldas, fogão, galhos, sacolas, resto de construções e até fogão e geladeira. A ação está muito bonita e é muito importante para preservar o meio ambiente", disse o secretário de Serviços, Marcos Aranda, que está no local, ajudando no recolhimento dos materiais. A secretária de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente, Luciana Tibério, que também participa do mutirão, lembra a importância que a sociedade tem em preservar o meio ambiente. "Os mutirões de limpeza são fundamentais para reforçar junto à comunidade a consciência ambiental e responsabilidade no descarte correto dos resíduos gerados pela população, além da importância da preservação dos mangues, que são essenciais para manter o equilíbrio ambiental do ecossistema".