Busca
news

Homem de Verdade: projeto de prevenção à reincidência da violência doméstica é lançado em Cariacica

Foi ao som da música “Um Dia Após o Outro”, entoada pela cantora cariaciquense Nanda Soares, que foi dado o primeiro passo para o início do projeto Homem de Verdade, lançado nesta terça-feira (4) pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). A iniciativa é uma parceria da Semas com a Vara Especializada de Violência contra Mulher e será uma ação voltada para homens com reincidência em violência doméstica. Eles vão ser convidados pela Justiça para participar do encontro de grupos reflexivos, que vão acontecer a cada 30 dias, durante cinco meses. Serão 20 participantes. Rogério Santos Guimarães, secretário-chefe de Gabinete, esteve no evento representando o prefeito Euclério Sampaio. "Esse projeto é uma iniciativa muito válida porque vai ajudar a reduzir os índices de violência contra a mulher. Esses homens não serão apenas punidos ou criminalizados. Mas terão uma oportunidade de voltar ao convívio da sociedade. Dar uma segunda chance a alguém que caiu no erro pode mudar a vida de uma pessoa, de uma família”, destacou. Luta Essa parceria da Semas com a Vara Especializada de Violência contra Mulher é apenas o início de um caminho na luta contra a violência doméstica. “O prefeito Euclério Sampaio nos dá liberdade para avançar nas políticas públicas de proteção a mulher. Fazemos prevenção, com o Projeto Maria é Mais; e qualificação, com o Encoraja Elas”, enumerou Danyelle Lirio, secretária de Assistência Social. Ela lembrou que o trabalho é desenvolvido pela Gerência de Direitos da Mulher. A juíza Hermínia Azoury, coordenadora estadual de Enfrentamento à Violência Doméstica do Tribunal de Justiça, participou do lançamento. Ela foi a criadora do Ônibus Rosa, que é o Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha do TJ, e destacou que a criação do projeto Homem de Verdade é um avanço no combate à violência contra a mulher. Prevenção Projetos como o lançado nesta terça-feira são iniciativas importantes para evitar que a pessoa que cometeu uma agressão repita esse ato. A delegada Cláudia Dematté, chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher da Polícia Civil, explicou que 80% dos homens que não passam por grupos reflexivos voltam a cometer o erro. Já a reincidência entre os que passam pela experiência é de apenas 2% dos participantes. “Nesses grupos, os homens são levados a entender os diversos tipos de agressão, e aprender que a violência nunca é a melhor forma de resolver os conflitos”, acrescentou a delegada, que é gestora do projeto Homem que é Homem. Também participaram do evento o juiz Enéas Ferreira Miranda, da 5ª Vara Criminal de Cariacica; a delegada Michelle Meira, gerente de Proteção à Mulher da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp); e Milena Senhorinho, titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Cariacica.