Fevereiro contabiliza 667 empresas abertas em Cariacica

O mês de fevereiro fechou com 667 empresas abertas em Cariacica. Destas, 77 são microempresas, oito são empresas de pequeno porte, 32 de médio e grande porte, e 550 são Microempreendedores Individuais (MEIs).

"A cidade possui várias formas para abrir micros, médias e grandes empresas. Tudo isso graças aos nossos programas de desburocratização, como o Simplifica Cariacica, NossoCrédito, a Sala do Empreendedor, entre outros", explicou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Cariacica, Lucia Dornellas.

Confira as ações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Cariacica:

Lideranças locais
O município está organizando o Programa Futuros Possíveis, que irá ouvir 10 grandes empresas ou instituições empresariais, e realizará workshops para diálogo e troca de ideias sobre o desenvolvimento econômico com os três setores mais importantes da cidade: logística, hospitalar e serviços e microempreendedores individuais (MEIs).

Desburocratização
Cariacica já está na segunda fase do Programa Simplifica–ES e, após a integração, a cidade irá adquirir o sistema próprio de abertura e renovação das licenças para aberturas de empresas.

Sala do Empreendedor
Em parceria com o Sebrae-ES, a Sala do Empreendedor fica localizada na rua Antonio Leonardo da Silva, 43, Alto Lage.

Empreendedorismo nas escolas
A educação empreendedora proposta pelo Sebrae-ES para o ensino fundamental incentiva os alunos a buscarem o autoconhecimento, novas aprendizagens e o espírito de coletividade.

Na rede municipal de Cariacica são atendidas quatro unidades de ensino: Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Arthur da Costa e Silva, em Aparecida; Emef Leonilda das Graças Langa, em Nova Valverde; Emef Noêmia Costa de Lima, em Vista Mar; e Emef Tiradentes, em Bela Aurora.

Inclusão produtiva
Em 2023 haverá abertura de cursos de qualificação nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) para os jovens que nem trabalham e nem estudam.

Inovação e sustentabilidade
Cariacica tem uma lei de incentivos às empresas inovadoras denominada “Lei do Mosaico da Inovação” que dá vários incentivos às empresas de inovação que se instalarem em regiões específicas.