Secretaria de Cultura abre inscrições para selecionar pareceristas da Lei João Bananeira

A Secretaria Municipal de Cultura de Cariacica (Semcult) abre inscrições para o primeiro edital de seleção e credenciamento de pareceristas para compor a Comissão de Avaliação e Seleção dos trabalhos produzidos por artistas cariaciquenses, por meio da Lei João Bananeira.

Os interessados em participar da seleção poderão obter informações por meio dos telefones (27) 3346-6342 /3346-6343 ou pelo e-mail leijoaobananeira@cariacica.es.gov.br. As inscrições deverão ser protocoladas, obrigatoriamente, em duas cópias em pen drive, contendo os anexos e demais documentos (em formato PDF) necessários à inscrição e participação na seleção de pareceristas. Os pen drives deverão ser protocolados em um envelope opaco e devidamente lacrado contendo, obrigatoriamente, a descrição contida no edital.

Trata-se de um processo seletivo que escolherá 18 profissionais pareceristas cariaciquenses com residência no município comprovada (por meio de comprovante de residência de no mínimo dois anos e outro atualizado dos últimos três meses). Os candidatos devem ter comprovado conhecimento em um dos nove segmentos: artes visuais, artes plásticas, artes cênicas, música, audiovisual, cultura popular, patrimônio cultural, literatura e arte contemporânea.

"O edital de pareceristas é uma inovação em Cariacica. É um projeto desenvolvido por muitas mãos e o apoio do nosso conselho de cultura. Os pareceristas terão toda a capacidade para apreciação dos trabalhos que serão desenvolvidos pelos artistas de nossa cidade", declara a secretária de Cultura, Nina Santos.

Para cada área cultural indicada, a Semcult selecionará dois profissionais em acordo com a especialidade comprovada para atuar na Comissão de Avaliação e Seleção como pareceristas de projetos da correspondente área. O valor da remuneração é de R$ 3.750,00 (três mil setecentos e cinquenta reais) pelo total do serviço prestado, independente do quantitativo de projetos a serem avaliados. Os recursos são provenientes do Fundo Municipal de Cultura de Cariacica (Futura) e conta com a participação do Conselho Municipal de Política Cultural de Cariacica (CMPCC).

Os pareceristas irão analisar o conteúdo dos projetos inscritos na área de competência de acordo com os critérios de seleção, atribuir pontuação aos projetos considerando a pontuação definida para cada critério, preencher e assinar os formulários e outros documentos de registro da avaliação e pontuação dada ao projeto definidos pela Semcult.

As atividades da comissão serão desenvolvidas conforme o que está previsto no cronograma do edital. Os pareceristas atuarão analisando e emitindo parecer formal sobre as propostas apresentadas no VI edital da Lei João Bananeira 2021.

Preencha a ficha de inscrição

Confira o edital