Número de Microempreendedores Individuais (MEI) cresce mais de 100% em Cariacica

O número de pessoas que buscam novas oportunidades através do próprio negócio, cresce de forma exponencial na cidade. De acordo com Instituto de Desenvolvimento de Cariacica (Idesc), o grande ‘boom’ foi entre 2018 e 2019, com um aumento de mais de 130% de Microempreendedores Individuais (MEI) no município.

O crescimento começou de forma gradativa de 2014 a 2016. A partir de 2017, os números aumentaram consideravelmente, passando de 1.488 MEIs para 2.620 em 2018. E até novembro de 2019, Cariacica soma o número de 6.099 microempreendedores individuais.

Segundo o diretor-presidente do Idesc, esse crescimento se dá devido as oportunidades que Cariacica oferece ao cidadão. “O município oferece treinamento a todos os empreendedores que desejam se qualificar. Esse crescimento mostra a confiabilidade do empreendedor no município, uma vez que Cariacica oferece aos empreendedores uma segurança econômica e administrativa”, afirma.

O empreendedor Fabrício Roberto Merscher, 32, exemplifica bem essa realidade. Morador de Bela Aurora, o rapaz enxergou em Cariacica a oportunidade de entrar no mundo do empreendedorismo. “No início pensei em uma distribuidora de bebidas, mas após muitas pesquisas, não achei viável. Foi aí que decidi por uma açaiteria. Arrisquei tudo e valeu a pena! O empreendedor que tem visão de negócio, pode e deve empreender em Cariacica”, conta.

A açaiteria abriu as portas em 2017. O negócio não só deu certo, como já alça novos voos. É que Fabrício já se organiza para migrar de Microempreendedor Individual para MicroEmpresa (ME). “A ideia é se tornar MicroEmpresa (ME) nos próximos três meses. Investindo em bons empreendimentos e preço justo, é possível expandir. E com esse crescimento, vi a necessidade de migrar. O objetivo é de nos próximos dois anos abrir em anexo um restaurante”, destaca.

O empreendimento de Fabrício fica em Bela Aurora, e o carro chefe são as taças gourmet, com combinações que envolvem sorvete, açaí, chocolates e coberturas diversas, chantilly e muito mais. “Prezo pela limpeza, bom atendimento, e produtos de qualidade. Além disso, gosto de observar a necessidade do cliente. Por isso coloquei carregadores de celulares na mesa, por exemplo”, acrescenta.

Foto divulgaçãoSeguindo a linha dos doces, a confeiteira Melayne Bolis, 32, começou despretensiosamente na profissão, e em agosto deste ano entrou para o time de MEI’s. “Com o Mei me sinto mais segura, caso algo aconteça não fico completamente desamparada em relação ao INSS”, fala.

O amor pela confeitaria surgiu há quatro anos, logo após dar a luz ao primeiro e único filho, Bernardo. “Comecei a querer fazer os aniversários dele. Fiz todos os mêsversários e fui pegando gosto pela confeitaria. Foi aí que comecei a pesquisar mais, fazer cursos, testar”, explica.

A partir daí a confeiteira começou a produzir para amigos e familiares, e neste ano, intensificou e formalizou o negócio. Melayne adaptou a cozinha da casa em que mora, produz e vende bolos de pote, cones trufados, bolos para comemorações especiais e neste fim de ano, se dedica intensivamente na produção de panetones e chocotones trufados. “A confeitaria é um constante aprendizado e eu me apaixonei pela profissão”, conclui.

O munícipe que tem interesse em empreender, pode procurar o Centro Integrado de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Ciampe), do Instituto de Desenvolvimento de Cariacica (Idesc), por meio do número 3354-5101.