Seminários do Plano de Saneamento Básico começam no próximo dia 04

No próximo dia 04 será aberta a rodada de seminários regionais do Plano de Saneamento Básico – Eixo Resíduos Sólidos, os eventos serão realizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec). O primeiro encontro será no Centro Administrativo e reunirá moradores da Regional I, que engloba as Regiões 1, 2, 3, 5, 8, 9 e 13. No dia seguinte será a vez de os moradores da Regional II se reunirem no mesmo local.

De acordo com a bióloga Bianca Campos Queiroz, o principal objetivo dos seminários é identificar a situação atual do manejo de resíduos sólidos no município, assim como as expectativas e as demandas prioritárias no que diz respeito a esse assunto.

"Propiciando a participação da sociedade na revisão do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PMGIRS) e no Plano Municipal de Coleta Seletiva (PMCS). Serão realizadas dinâmicas em grupo que possibilitarão conhecer, a partir da vivência dos participantes, os valores e relações com o ambiente (bairro/cidade), o que consideram lixo, a relação com a produção, manejo e destinação do lixo”, explica Bianca.

Com os encontros a Semdec objetiva conhecer as perspectivas e aspirações dos munícipes, seus interesses e a realidade local para a gestão dos resíduos sólidos gerados no município, consolidando o diagnóstico participativo. Nesse sentido, a participação popular faz-se fundamental, conforme avalia a bióloga. “A participação popular possibilita conhecer, trocar, nivelar informações e conceitos, dirimir dúvidas e negociar posições e conflitos para subsidiar a construção e gestão do PMGIRS e PMCS”.

Coleta seletiva

A coleta é realizada porta a porta e através dos Pontos de Entrega Voluntárias (PEVs). Caso não more próximo a um dos PEVs, o cidadão pode entrar em contato com a Semdec para avaliar a possibilidade de agendar a coleta,  o telefone é o 3354-5403, as ligações são recebidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Atualmente o município possui 12 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) do programa Cariacica Recicla. Além desse tipo de coleta, a prefeitura implantou a coleta seletiva em 100% das escolas municipais, no Fórum, no Ministério Público, no Centro Administrativo da Prefeitura, no Centro Regional de Especialidades (CRE) e nas secretarias municipais.

A coleta porta a porta é realizada com caminhão compactador, onde o resíduo reciclável é coletado na porta de cada casa.   Ao implantar coleta seletiva em algum bairro a prefeitura faz ações de educação ambiental para orientar os munícipes a como separar o lixo, além de informá-los quais os dias e horários que o caminhão passará para fazer a coleta do resíduo seco. Quando ocorre a perda da qualidade do resíduo reciclável a Semdec volta ao bairro para fazer um reforço na conscientização ambiental.

Todo o resíduo coletado através do Cariacica Recicla é destinado para duas associações de catadores presentes no município são elas a FlexVida e a Acamarp. A Semdec calcula em 40 toneladas/mês de material reciclado.

Seminários Plano de Saneamento Básico - Eixo Resíduos Sólidos

Dias: 04 e 05 de dezembro

Horário: 19h

Local: auditório do Centro Administrativo da prefeitura. Avenida Kleber Andrade, bairro Rio Branco (via de acesso ao estádio Kleber Andrade)