Estação Cidadania Cultura recebe oficina de grafite com recurso da Lei João Bananeira neste sábado (19)

A arte urbana vai dar o ar da graça na Estação Cidadania Cultura, antiga Praça CEU, em Nova Rosa da Penha, neste sábado (19). É que, a partir das 14h, começa o projeto "Graffiti e Inclusão Social", do gestor técnico da praça, Roniel Monico, oferecendo palestras e oficinas de grafite. "A ideia é envolver crianças, adolescentes, adultos e idosos da comunidade nessa ação de embelezamento e também de discussão da nossa realidade, por meio de uma opção cultural diferente no cotidiano do bairro", explica. O projeto ganhou recursos através da Lei João Bananeira, da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), no valor de R$ 23.856,85.

Antes, o público participante vai participar de uma palestra e técnicas básicas de pintura em spray, ambas comandadas pelo artista grafiteiro Nicholas Duarte, o Nico. A ideia é os inscritos grafitarem um muro da praça. A temática será os desenhos animados clássico e animes orientais. "Essa temática foi definida por agradar e ter mais alcance em todas as faixas etárias. A partir dela, dá para a gente refletir sobre questões do nosso dia-a-dia", reforça.

O projeto será desenvolvido em outras cinco regiões da cidade. A próxima parada, em data a ser definida, é a Emef Padre Anthonius Lute, em Nova Esperança. Lá, um muro também será grafitado.

Capoeira e MCs

A praça também acolhe outros dois projetos ao longo da tarde de sábado. Haverá roda de capoeira com o mestre Buiu. Mesmo quem não sabe jogar capoeira, pode participar pois o mestre vai dar um curso rápido de movimentos básicos.

Outro evento é o encerramento do "Transformando Vidas", também comandado pelo gestor Roniel Monico. Apresentações de capoeira, hip hop, batalhas de MCs, grafite estão na programação.

Serviço:

- Graffiti e Inclusão. Oficinas gratuitas de grafite com o artista grafiteiro Nico.

Sábado (19), às 14h.

- Roda de capoeira com mestre Buiu. Aulas práticas com o mestre ensinando o básico de movimentos da capoeira.

Sábado (19), às 14h.

- Encerramento do projeto "Transformando Vidas". Apresentações de capoeira, hip hop, batalhas de MCs, grafite.

Sábado (19), às 15h.

Onde: Estação Cidadania Cultura, Praça CEU, rua Presidente Tancredo de Almeida Neves, Nova Rosa da Penha. Informações: (27) 3354-5927. Gratuito.

Quanto: gratuito.