Inauguração da Praça CEU no dia 1º de março

No dia 1º de março (quinta-feira), às 18h, acontece a inauguração do Centro de Artes e Esportes Unificados, a Praça CEU, em Nova Rosa da Penha II.  O evento é resultado do compartilhamento de ações e projetos entre a Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp) e a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com o grupo gestor da Praça.

O evento contará com a presença de diversas autoridades, entre elas, o Secretário de Infraestrutura do Ministério da Cultura, Antônio Alfredo Bertini de Torres Bandeira , o prefeito Geraldo Luzia de Oliveira Junior, o Juninho, vereadores e secretários municipais. A proposta da praça é trazer programação com atrações culturais e esportivas. Assim, o local será um ponto de encontro para toda a Região 8.

Todos os espaços do novo equipamento poderão ser utilizados pela população do bairro e das outras comunidades que formam a região da Grande Nova Rosa da Penha: Bairros como: Padre Mathias, Vila Progresso, Nova Esperança, Porto das Pedras, Porto Engenho, Vila Cajueiro e Vila Progresso, a partir de agora terão esse espaço de cultura e lazer para entretenimento.

“Por causa disso, os nomes dos equipamentos fazem referência a essas comunidades. O intuito é o de estimular a reafirmação identitária e a relação de pertencimento dos moradores da região ao novo equipamento”, destaca a integrante do Conselho  Gestor da Praça CEU e representante da Semcult, Renata Weixter. Assim, o cineteatro foi batizado de “Moxuara”; a área das rampas de skate de “Porto das Rampas”; a sala multiuso de “Espaço de Artes Rosa Nova”; a quadra de “Espaço de Esportes Nova Rosa”; a Biblioteca de “Vila do Progresso”; o telecentro, de “Mathias Online” e o CRAS, de “Porto da Esperança”.

A Praça

O Centro de Artes e Esportes Unificados, chamado de Praça CEU, tem três mil metros quadrados, e é destinado à prática de esportes, manifestações culturais, cursos de capacitação, espaço de leitura e atendimento social. Receberá os mais diversos públicos, de todas as idades. Por isso, a construção abriga no centro do terreno: dois edifícios dispostos numa praça de esportes e lazer. O espaço conta com um Centro de Referência de Assistência Social (Cras), salas multiuso, biblioteca, telecentro, cineteatro (com capacidade para 60 pessoas) e banheiros. Ao redor do prédio há, ainda, a quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamento de ginástica, playground, área de convivência (com mesas e bancos).

A praça oferece também uma pista para caminhada uma vez que todo seu entorno será adequado para a prática dessa atividade. O custo da obra é de R$ 2.285.393,94 e foi realizada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Ministério da Cultura. Ao contrário das demais praças, cuja administração é entregue à associação de moradores, a Praça CEU, conforme legislação federal, é comandada por um grupo gestor formado por sociedade civil e poder público local. O grupo tomou posse em 19 de dezembro do ano passado.

Serviço:

Inauguração da Praça CEU