Texto: Vinícius Nascimento Foto: Jackeline Gomes/Divulgação
Toda quarta e sexta-feira, a praça do bairro Novo Brasil se transforma em um verdadeiro espaço de saúde, movimento e inspiração. Ali, histórias de superação provam que idade e limitações não são barreiras para uma vida ativa e com qualidade. Entre os participantes, está Dona Ida Gallo, de 97 anos, presença assídua nas aulas de ginástica promovidas pela Prefeitura de Cariacica no local. Ela se destaca não apenas pela idade, mas também pela energia e alegria contagiantes durante as atividades.
Dona Ida garante que as aulas renovam suas energias. “Me sinto mais ativa, mais alegre, minhas dores diminuíram. Gosto de ver os colegas e fico esperando o dia da ginástica”, disse. Ela também valoriza o clima descontraído do grupo: “É muito bom o professor, gosto da animação, da música. Estou muito feliz”. Para ela, o convívio é essencial. “Fico mais animada, em união com as pessoas. Todo mundo dá força para a gente continuar, a gente ri junto. O professor é muito legal. Tem que dar apoio para não acabar, porque está muito bom mesmo”.
Ao lado dela, Alcineu Ferreira da Silva, de 68 anos, que tem deficiência visual, também participa de todas as atividades, reforçando que determinação não conhece limites. Para Alcineu, integrar o grupo mudou a rotina. “Melhorou meus afazeres do dia, as dores diminuíram, a disposição física aumentou e hoje faço movimentos que antes não fazia”, contou. Ele destaca que os encontros vão muito além da atividade física: “Encontrar os amigos, conversar com outras pessoas e contar com o apoio do professor faz toda a diferença. Não me sinto excluído por ser deficiente visual”. E completa. “Me sinto feliz participando do grupo. Temos que apoiar para que venham mais pessoas”.
Os benefícios das aulas vão além do bem-estar imediato. As atividades ajudam na mobilidade, no equilíbrio e no fortalecimento dos vínculos sociais. “Com as atividades físicas, percebemos que ela melhorou a mobilidade e o equilíbrio, prevenindo quedas. Também houve estímulo da memória, ela já pergunta quando é dia de ginástica, e um ganho enorme no contato social, onde vemos a alegria dela em conviver com outras pessoas”, relatou Célia Schiavon, filha de Dona Ida.
Segundo Célia, a vitalidade da mãe se reflete no dia a dia. “Ela não parece ter a idade que tem. Gosta de sair, passear, ir a restaurantes e à praia, passa todo o verão lá. Mantemos sempre a interação dela com várias pessoas, porque é isso que ela gosta. Em casa, faz tudo: lava roupa, lava louça... não deixamos ela parada. Ela está sempre se movimentando...”, disse.
O professor de educação física responsável pelas aulas, Brene Ferraz, ressalta que o exercício é fundamental em todas as fases da vida, especialmente na terceira idade. “Ele ajuda a reduzir o risco de doenças crônicas, preserva a força muscular e a flexibilidade, além de garantir mais qualidade de vida, saúde e bem-estar”, explicou. E os ganhos não param por aí. “As atividades em grupo favorecem a interação social, fortalecem vínculos e estimulam a troca de experiências entre os participantes. Isso impacta diretamente a saúde mental e a autoestima”, completou.
As ações na praça são coordenadas pela Unidade de Saúde de Novo Brasil, em parceria com o projeto Cariacica Saudável, da Secretaria de Esporte e Lazer. “Nossa unidade desenvolve diversos programas e projetos voltados para a saúde da população, como o Hiperdia, horta comunitária, grupo de tabagismo, ações na área rural, entre outros”, destacou a coordenadora da UBS, Grazielli Calmon.
Fique por dentro das nossas redes sociais
Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900
Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas
CNPJ: 27.150.549/0001-19
Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas