Texto: Vinícius Nascimento Foto: Divulgação / Semus
Com o objetivo de fortalecer o cuidado contínuo e promover qualidade de vida para pacientes hipertensos e diabéticos, a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Retiro Saudoso realizou uma ação especial nesta quarta-feira (6), atendendo a mais de 50 moradores da região. A iniciativa faz parte das atividades do grupo Hiperdia, programa da Secretaria Municipal de Saúde que acompanha de perto pessoas com hipertensão e diabetes no município.
Durante a ação, os participantes receberam diversos serviços de saúde, como aferição de pressão arterial, verificação de glicemia capilar, avaliação médica e de enfermagem, além da atualização de receitas e laudos. Também foram oferecidas orientações para a prevenção e controle dessas doenças crônicas e uma palestra educativa com foco em autocuidado e qualidade de vida.
“O nosso objetivo é garantir um acolhimento humanizado e contínuo para esses pacientes. Sabemos que o controle da hipertensão e diabetes depende de acompanhamento regular, informação de qualidade e acesso a serviços básicos de saúde. O programa Hiperdia das nossas Unidades Básicas de Saúde desempenham um papel fundamental nesse cuidado”, destacou o secretário de Saúde interino, Renan Poton.
Além das ações do Hiperdia, crianças com diabetes tipo 1 do município e que estudam na rede municipal de ensino também são acompanhadas por meio do Sistema de Monitoramento de Glicose, entregue pela Prefeitura de Cariacica, em março deste ano às famílias. O Sistema é composto por um leitor portátil e um sensor descartável e visa proporcionar qualidade de vida para as crianças. O equipamento elimina a necessidade de furar o dedo para verificar a glicose.
Michele Matos, mãe do Heitor Pereira, de 4 anos, destacou a felicidade em receber o kit. “Fico emocionada, pois isso é muito importante. Tinha dias em que ele precisava furar o dedo oito vezes, sempre vinha triste e, agora, com esse recurso, isso vai mudar. Nós dois vamos ter mais autonomia e a nossa qualidade de vida vai aumentar 100%”, disse.
Diabetes
O cenário das doenças crônicas não transmissíveis, como a diabetes, é preocupante no Brasil. De acordo com a nova edição do Atlas de Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF), divulgada em abril deste ano, o país possui, atualmente, 16,6 milhões de pessoas de 20 a 79 anos com a doença. O número representa um aumento de 403% em comparação ao ano 2000, quando havia 3,3 milhões de brasileiros diagnosticados, colocando o Brasil na sexta posição no ranking global.
Hipertensão
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a condição é responsável por mais de 10 milhões de mortes por ano em todo o mundo. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, cerca de 30% da população brasileira convive com a doença.
Fique por dentro das nossas redes sociais
Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900
Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas
CNPJ: 27.150.549/0001-19
Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas