Texto: Thaiz Blunck         Foto: Claudio Postay

Curta a Quarta estreia com proposta de levar arte e cultura gratuita ao público semanalmente

A estreia foi marcada por um momento muito especial: além da apresentação do cantor Magioni, também foi feita a entrega dos certificados para os artistas contemplados pela Lei Aldir Blanc

quinta-feira, 07 de agosto de 2025

Curta a Quarta estreia com proposta de levar arte e cultura gratuita ao público semanalmente

Teve início nesta quarta-feira (6) o Curta a Quarta, no Centro Cultural Frei Civitella Del Tronto, em Campo Grande. A estreia foi marcada por um momento muito especial: além da apresentação do cantor Magioni, também foi feita a entrega dos certificados para os artistas contemplados pela Lei Aldir Blanc. Por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), o projeto Curta a Quarta leva, semanalmente, uma programação cultural fixa e gratuita ao Centro Cultural, sempre às quartas-feiras.

A proposta é transformar o teatro em um ponto de encontro cultural. A cada semana, o público poderá conferir shows, peças de teatro, apresentações de dança, sessões de cinema, exposições, lançamentos de livros, saraus e outras atrações, sempre com entrada gratuita.

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Lúcia Dornelas celebrou o início do projeto. “O ‘Curta a Quarta’ nasce com o objetivo de aproximar a população da arte e da cultura. Queremos que o teatro seja um lugar vivo, frequentado por famílias, jovens, idosos e por toda a comunidade. E mais do que isso: queremos valorizar os artistas da nossa cidade”, afirmou. 

Diversos artistas beneficiados pela Lei Aldir Blanc participaram. Um deles é o cantor e compositor Marcos Côco, que também terá a oportunidade de apresentar seus projetos como parte da programação do “Curta a Quarta”.

"Meu projeto é um show, com músicas autorais e, também, algumas releituras que a gente faz. O Curta a Quarta é muito legal, pois torna esse ambiente, de fato, em um ambiente funcional para a cultura", disse. 

                                                                                                                                                       

Já o artista Izanel Júnior Tomaz falou um pouco do seu projeto e destacou a importância de abrir espaço para a cultura popular. "Eu acho muito bacana essa iniciativa. A ideia do meu projeto é levar essa cultura e valorizar a cultura do bairro. Então, quando eu estou tratando a música negra, eu estou levando para o meu bairro, que é a Grande Porto de Santana. Fomos contemplados e, dessa vez, vamos levar o projeto a uma outra dimensão", afirmou. 

Programação para o próximo Curta a Quarta

Na próxima quarta-feira (13), o projeto Curta a Quarta volta a animar o Centro Cultural Frei Civitella, com mais uma noite especial de curtas-metragens e videoclipes capixabas, que valorizam a nossa história, tradições e os talentos da cidade. Nesta edição, o público vai poder conferir dois filmes: 
* As Marisqueiras – Vida no Mangue, que é um olhar sensível sobre o cotidiano, a luta e as tradições das mulheres marisqueiras, preservando a memória e a cultura de sua comunidade.
* O Casario de Cariacica Sede, que trata-se de um registro afetivo e histórico da arquitetura e memória do centro histórico da cidade.

A música também vai dar o tom da noite com a exibição de dois videoclipes produzidos no Espírito Santo: “Saíra”, da Banda Moxuara, e “As Marcas do Tempo”, da Banda Comitiva Violeira. 

 

GALERIAS DE FOTOS


Lançamento do Projeto Curta a Quarta

Palácio Municipal

Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900 

Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas

CNPJ: 27.150.549/0001-19

Centro Administrativo

Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas

Copyright © Prefeitura Municipal de Cariacica. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape