Texto: Semcom/PMC Foto: Claudio Postay
A rotina de Terezinha Patrocínio, de 70 anos, ganhou novos caminhos desde que ela passou a frequentar o Centro de Convivência para a Pessoa Idosa (CCPI) de Jardim América. Após enfrentar um quadro de depressão agravado pela pandemia, ela encontrou no equipamento público, gerido pela Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Cariacica, não apenas acolhimento, mas, também, um espaço de cura emocional e transformação pessoal.
“Eu vivia dentro de casa, só tomava remédio controlado e cuidava da minha filha. Não cuidava de mim. Tinha medo de sair, de encontrar pessoas. Era uma vida apagada”, conta Terezinha, que chegou ao CCPI em outubro de 2023. “Mas aqui eu me achei, me curei, agora cuido de mim e aproveito a vida”, finaliza.
A mudança foi profunda. Com seis meses de participação nas atividades do CCPI, ela conseguiu abandonar a medicação controlada e voltou a se sentir motivada. Hoje ela dança, participa de aulas de teatro, faz ginástica e se envolve nas ações promovidas pelo espaço. “Adoro ficar aqui porque todo mundo é família. Faço amizade com todos. Me solto, me divirto, me sinto viva”, afirma.
“A história da Terezinha é um exemplo vivo do propósito com o qual criamos os Centros de Convivência para a Pessoa Idosa em Cariacica. Nosso objetivo é justamente proporcionar um espaço onde os idosos possam se sentir acolhidos, ativos e valorizados. O CCPI não é apenas um local de atividades, é um ambiente de transformação social, de construção de vínculos e de fortalecimento da autoestima. Saber que ela superou a depressão, reconstruiu sua rotina e hoje vive com alegria é a maior recompensa que podemos ter enquanto gestores públicos”, finaliza a secretária de Assistência Social, Danyelle Lírio.
Além de Terezinha, seu marido Anselmo Valentim, de 70 anos, também frequenta o espaço e participa das atividades oferecidas na terça e na quinta-feira. Os dois dividem a vida há mais de 40 anos e cuidam da filha Sabrina Patrocínio, de 41 anos, que possui uma deficiência intelectual. A entrada no CCPI possibilitou um fortalecimento nos laços entre pais e filha. Por meio das atividades que os dois realizam no local, eles se sentem mais ativos para oferecer o melhor cuidado para a filha.
E não são só os pais que aproveitam as interações oferecidas pelo local, Sabrina também costuma participar das festas e sempre é recebida com muito carinho por todos. “Ela vai às festas, participa, dança, se envolve no tempo e do jeitinho dela, mas aproveita muito. Isso me traz paz”, relata Terezinha.
CCPI: um lugar de acolhimento e amor
Apoio emocional e troca de experiências: isso é o que o CCPI significa para a vida de Terezinha e de muitos outros idosos que frequentam o local. “A gente aprende muito aqui. Aprende a lidar com a vida, com os outros e isso reflete dentro de casa. Com a convivência, aprendi a ter mais calma, mais paciência e mais leveza no dia a dia. Aqui, quando chego, deixo os problemas debaixo do tapete. Todo mundo tem dificuldades. E, mesmo com as minhas, eu consigo ajudar os outros, conversar e levantar o astral de quem precisa”, compartilha.
A coordenadora do CCPI, Carla Resende explica como o trabalho oferecido para esses idosos é desenvolvido e afirma que é gratificante ver a evolução de cada um. “O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos proporciona para a Pessoa Idosa a formação de vínculos com os participantes do grupo, promovendo a troca de experiência e de saberes, ampliando a sua rede de apoio, de forma que tenham com quem contar para evitar situações de vulnerabilidade e risco. É gratificante para a equipe ouvir dos usuários, que eles estão felizes participando das atividades e que tiveram melhoras na saúde física e mental, depois que começaram a participar”, finaliza.
O CCPI de Jardim América oferece diversas atividades, incluindo rodas de conversa, atendimento psicossocial, dança, teatro, artesanato, jogos de memória, música e atividade física, além de tarefas culturais e sociais que fortalecem os vínculos familiares.
Serviço:
Centro de Convivência para a Pessoa Idosa
Local: R. Honduras, Nº 37, Jardim América
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, de 8h e 17h
Telefone: (27) 3354-7127
Para se matricular nas atividades do Centro de Convivência para a Pessoa Idosa é necessário ir até o local.
Fique por dentro das nossas redes sociais
Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900
Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas
CNPJ: 27.150.549/0001-19
Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas