Texto: Mariana Santos Foto: Divulgação / Semdh
Com o tema “Pretas que Resistem: História, Voz e Liberdade”, a unidade Prisional Feminina de Cariacica, localizada em Bubu, recebeu, nesta terça-feira (29), uma ação da Secretaria da Mulher e Direitos Humanos (Semdh) sobre o Julho das Pretas. O mês marca a luta, resistência e protagonismo das mulheres negras no Brasil.
A ação contou com roda de conversa, coral feminino e palestra, por exemplo. A secretária da Mulher e Direitos Humanos, Lorena Nascimento, destacou a necessidade da iniciativa. “É muito importante realizar ações como essa para apoiar e empoderar as mulheres que estão passando por situações difíceis", disse.
A atividade contou com dinâmicas interativas com as internas, abordando temas como identidade, autoestima, pertencimento e valorização da mulher negra. A ação também contou com a apresentação do coral “Maria Marias”, formado por mulheres do próprio presídio.
O encontro, realizado pela Semdh, por meio Gerência de Igualdade Racial, também contou com a participação da Gerência de Direitos Humanos e da Gerência da Mulher. “As ações no presídio reforçam o respeito e a construção de novos caminhos para essas mulheres. Nestes momentos, elas se sentem valorizadas e com a perspectiva de um futuro melhor”, falou a subsecretária da Mulher e Direitos Humanos (Semdh) de Cariacica, que acompanhou a ação, Carina Menezes.
Além disso, foi realizado um encontro com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar), que concedeu apoio técnico para a implantação de uma horta no presídio, no âmbito do projeto Mãos que Transformam. A agenda incluiu uma consultoria técnica especializada nas dependências do presídio, com o objetivo de avaliar o espaço, orientar sobre o planejamento da horta e viabilizar os treinamentos necessários para as internas.
Julho das Pretas
O "Julho das Pretas" é uma campanha de incidência política e ação conjunta entre organizações e movimentos de mulheres negras no Brasil. Com o objetivo de fortalecer a ação política coletiva e autônoma das mulheres negras, essa iniciativa visa promover mudanças significativas em diversas esferas da sociedade.
Fique por dentro das nossas redes sociais
Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900
Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas
CNPJ: 27.150.549/0001-19
Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas