Texto: Semcom Foto: Claudio Postay
Você já viu alguma das lixeiras subterrâneas instaladas em diferentes pontos do município de Cariacica e ficou curioso para entender como elas podem ser utilizadas? As lixeiras subterrâneas funcionam por meio de um sistema com contêineres instalados abaixo do nível da rua. Na superfície, há uma abertura que simula a estrutura de uma lixeira comum em que os moradores depositam os resíduos. Quando a lixeira atinge sua capacidade máxima, uma equipe realiza a coleta com auxílio de um guindaste hidráulico. E para usar é fácil e prático: basta ir até um dos oito pontos do municipío onde há a lixeira, abrir a tampa, descartar o lixo e fechar o recipiente. Não tem segredo!
Esses contêineres são alocados dentro de cubas de concreto impermeáveis, que evitam vazamentos, maus odores e o acesso de insetos ou animais. "Além disso, como os resíduos ficam protegidos no subsolo, não há risco de que se espalhem durante chuvas intensas, o que ajuda a prevenir alagamentos e o entupimento de bueiros e redes de drenagem", afirmou o secretário de Serviços, Marcos Aranda.
Mais do que um recurso moderno, que facilita a vida dos munícipes, as lixeiras subterrâneas também contribuem para a preservação do meio ambiente, oferecendo diversas vantagens em relação às lixeiras tradicionais. Elas ajudam a reduzir a poluição visual e do solo, controlar odores desagradáveis, minimizar a proliferação de pragas e vetores, além de otimizar a coleta de resíduos.
As lixeiras subterrâneas podem ser encontradas em três pontos do Polo Gastronômico, em Vila Palestina; em três na Avenida Expedito Garcia, em Campo Grande; em um ponto na praça de Nova Rosa da Penha e um no Complexo Esportivo Hugo Viola, em Jardim América.
Fique por dentro das nossas redes sociais
Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900
Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas
CNPJ: 27.150.549/0001-19
Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas