Texto: Mariana Santos         Foto: Claudio Postay

Teleconsulta agiliza atendimentos e garante qualidade no serviço prestado à população

Nova forma de cuidado com a saúde, mais rápida e eficiente

sexta-feira, 25 de julho de 2025

Teleconsulta agiliza atendimentos e garante qualidade no serviço prestado à população

Sumária de Jesus, que mora no bairro Flexal, conseguiu uma consulta com cardiologista apenas uma semana após ter passado pela Unidade Básica de Saúde (UBS). E o atendimento foi diferenciado, com um profissional que não estava pessoalmente no consultório mas que, durante o atendimento à distância na Sala de Teleconsulta, garantiu todas as orientações necessárias que Sumária precisava. E ela saiu do local satisfeita: “Eu estive na unidade de saúde e de lá me encaminharam, devido meu quadro. Foi muito rápido, uma semana somente após eu ter ido à unidade. É a primeira vez que uso o atendimento na Sala de Teleconsulta e achei muito interessante”, contou. 

                                                                                                                                                        

A Sala de Teleconsulta fica localizada na Secretaria Municipal de Saúde, em Campo Grande, onde, desde abril deste ano, a movimentação de pacientes já tem mudado a rotina do local. O serviço já tem mudado a vida de quem precisa de atendimento especializado. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Cariacica e o Governo do Estado, e tem como objetivo facilitar o acesso da população a médicos de diversas especialidades.

O secretário municipal de Saúde, Renan Poton, destacou a importância do serviço. "Com a teleconsulta, o município está assegurando que o morador receba atendimento de qualidade, com conforto e sem precisar se deslocar para outras cidades. O objetivo da teleconsulta é agilizar as consultas médicas, de modo que a população tenha uma resposta rápida”, disse. 

Os pacientes são encaminhados a partir das UBS, mediante regulação ambulatorial do SUS. A Semus entra em contato posteriormente para informar data, horário e local da teleconsulta.

O serviço tem recebido elogios de quem o utiliza. As consultas são feitas em uma sala exclusiva e contam com a presença de um profissional da saúde no local durante o atendimento. “Eu nunca tinha participado antes, é muito bom. A médica explica direitinho, a comunicação é boa. Eu gostei muito”, disse Maria Helena, de 73 anos, moradora de Boa Sorte. 

A teleconsulta é uma estratégia estadual que visa facilitar o acesso a consultas especializadas, reduzir a necessidade de deslocamentos, bem como o tempo de espera pelo serviço especializado.

Palácio Municipal

Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900 

Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas

CNPJ: 27.150.549/0001-19

Centro Administrativo

Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas

Copyright © Prefeitura Municipal de Cariacica. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape