Texto: Thaiz Blunck         Foto: Wagnner Zanon

Professores da Educação Especial participam de formação para o segundo semestre letivo

Durante a formação, também foi apresentado o novo Guia Orientativo da Educação Especial, material base para o trabalho com os estudantes

quarta-feira, 23 de julho de 2025

Professores da Educação Especial participam de formação para o segundo semestre letivo

Com o segundo semestre letivo prestes a começar, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) promoveu, nesta quarta-feira (23), a 2ª reunião orientativa com os professores da Educação Especial da rede municipal.

Divididos por regiões, os professores participaram dos encontros em três locais: no auditório da Seme, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Oliveira Castro, em Itaquari, e na Escola de Tempo Integral Eliezer Batista, em Jardim América. O objetivo é garantir que todos os educadores tenham acesso às orientações específicas para o retorno às aulas, com foco nas necessidades dos alunos da Educação Especial.

Durante a formação, também foi apresentado o novo Guia Orientativo da Educação Especial, um material elaborado pela secretaria e que funciona como bússola para o trabalho com os estudantes que demandam um olhar individualizado. O documento reúne práticas, adaptações pedagógicas e diretrizes legais que norteiam o atendimento educacional especializado ao longo do ano.

A gerente da Educação Especial da Seme, Vilma Costa, destacou que serão quatro momentos formativos durante essas reuniões, que são chamadas de reuniões orientativas da gerência da Educação Especial. Este é um momento de troca com os professores da Educação Especial e visa prepará-los para esse reinício das aulas.

Os alunos da Educação Especial têm essa necessidade de uma acolhida diferenciada, então nós decidimos que esse era um momento especial, realmente, para que pudesséssemos conversar com os nossos professores", disse. 

Vilma destacou que adaptações foram feitas no guia orientativo, documento criado em 2024 pela Seme para norteiar o trabalho a ser feito na Educação Especial durante todo o ano. “Este ano nós fizemos algumas adaptações, por isso estamos lançando o guia nessa versão atualizada. É um caderno com todas as orientações para essa acolhida e atendimento ao público da Educação Especial aqui da nossa rede. Ele norteia práticas, procedimentos, adaptação de atividades e de como agir diante de algumas situações, sempre prezando para que esteja tudo dentro da lei. Nós seguimos as orientações, as leis federais, estaduais e as portarias municipais também”, explica.

Para os educadores, a formação é também uma oportunidade de reforçar vínculos e compartilhar desafios. A professora Elzenilda Oliveira, da Emef Renascer, localizada no bairro Padre Gabriel, falou sobre a importância desse espaço. “É muito importante para que nós, professores, saibamos o que vai acontecer daqui pra frente, então ajuda bastante. É para dar um norte mesmo no trabalho e tirar dúvidas”, afirmou.

 

 

Já a professora Karen Araújo Sarmento, da Emef Álvaro Armeloni, em Oriente, destaca que a formação é importante para que os professores possam colher orientações para o próximo semestre. “A Educação Especial é uma modalidade com muitos desafios e informações o tempo inteiro. São crianças com suas diferenças e é uma orientação para cada uma delas. Por isso, é muito importante essa reunião, para que possamos tirar as nossas dúvidas e seguir até o final do ano”, finalizou.

Palácio Municipal

Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900 

Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas

CNPJ: 27.150.549/0001-19

Centro Administrativo

Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas

Copyright © Prefeitura Municipal de Cariacica. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape