Texto: Mariana Santos         Foto: Divulgação

Boneca Cigana Capixaba leva representatividade a meninas de Campo Verde

Ação visou realizar a entrega das primeiras bonecas artesanais com traços e fenótipos reais da etnia Calon

sexta-feira, 18 de julho de 2025

Boneca Cigana Capixaba leva representatividade a meninas de Campo Verde

Nesta sexta-feira (18), Cariacica foi palco de uma ação cultural inédita que une arte, pesquisa e valorização da identidade étnica. A Secretaria Municipal da Mulher e Direitos Humanos (Semdh), por meio da Gerência e Coordenação de Igualdade Racial, participou da entrega das bonecas artesanais, que foi realizada no acampamento cigano de Bubu, em Campo Verde.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a Associação de Etnia Cigana do Espírito Santo (AMEC|ES) e o Ponto de Cultura Ícones Capixabas, com o apoio da Prefeitura de Cariacica e do Governo do Estado.

Ação visou realizar a entrega das primeiras bonecas artesanais com traços e fenótipos reais da etnia Calon, predominante entre os ciganos no Brasil e no Espírito Santo, às meninas do acampamento, onde residem clãs ciganos Calon. A criação das bonecas, batizadas de Boneca Cigana Capixaba, é uma resposta à ausência de brinquedos que representem a cultura e a estética das crianças ciganas.

A idealização partiu da artista capixaba Jupiara Silva, do Ponto de Cultura Ícones Capixabas, que já desenvolve há anos um trabalho com bonecas artesanais negras. A inspiração direta para a criação veio da Nilcelia de Jesus Santos, coordenadora da AMEC|ES e referência entre os clãs Calon que vivem no Espírito Santo.                                                                                                              

“A Semdh esteve presente com a Gerência de Igualdade Racial. É uma ação que reconhece a identidade dessas meninas, mostrando que o município está atento às múltiplas formas de desigualdades e olhando para essas questões com sensibilidade e compromisso”, afirma Carina Menezes, subsecretária da Mulher e Direitos Humanos (Semdh) de Cariacica, que acompanhou a ação.

Durante o evento, as meninas participaram de uma roda de conversa e leitura de textos da poetisa brasileira Cecília Meireles, que tinha origem cigana.  

A Semdh continua comprometida em acompanhar e apoiar essas comunidades, implementando políticas públicas que atendam às suas necessidades e promovam o bem-estar social.

Palácio Municipal

Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900 

Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas

CNPJ: 27.150.549/0001-19

Centro Administrativo

Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas

Copyright © Prefeitura Municipal de Cariacica. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape