Texto: Thaiz Blunck Foto: Thaynara Oliveira / PMC
A dança tomou conta da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Manoel Paschoal, no bairro Nova Canaã, durante a Festa Cultural realizada na última semana. Com muita música, cores e alegria, os alunos mostraram todo o talento em apresentações de danças populares brasileiras como o Carimbó, o Forró e o Pau de Fita.
A responsável pelo trabalho é a professora de Educação Física Márcia das Dores Lauher, que está na escola desde 2024. Desde que chegou, ela vem desenvolvendo projetos com danças dentro das aulas e nas festas da escola.
Segundo a professora, a dança é uma forma importante de valorizar a cultura brasileira e ajudar os alunos a se expressarem de forma diferente, além do esporte.
“A dança como uma das unidades temáticas da Educação Física abrange práticas corporais rítmicas e manifestações culturais com as danças urbanas, popular e de matriz indígena e africana. Assim, o carimbó, forró e pau de fita foram os ritmos selecionados para desenvolver a festa cultural deste ano.
Ela conta que o carimbó começou a ser trabalhado no ano passado e logo encantou alunos e professores. A dança, que tem origem na cultura indígena e africana da região Norte do Brasil, passou a fazer parte das aulas e ganhou espaço também fora da escola. Em 2024, o grupo chegou a se apresentar no Seminário de Boas Práticas.
O forró também foi uma das escolhas da professora Márcia. Antes da coreografia ser montada, os alunos participaram de atividades nas aulas de Educação Física para conhecer o ritmo e aprender os passos básicos. O resultado foi uma apresentação em ritmo de xote, que encantou quem assistiu.
A dança do pau de fita, também conhecida como Dança das Fitas, é muito tradicional em festas populares no Brasil. Os alunos dançaram em roda, entrelaçando fitas coloridas em um mastro ao som da música.
A ideia veio de uma lembrança da própria professora, que dançou essa música quando era estudante. Ela destacou que no Brasil é muito comum em festejos populares e religiosos, como festa de Reis, do Divino, Natal e, principalmente, em festas juninas.
A professora disse ainda que o objetivo das danças foi proporcionar vivências diferentes e marcantes nos alunos, com muita alegria, música, e diversidade cultural, mostrando outra realidade para o contexto escolar através da dança, e não somente pelo esporte que também é muito importante.
“A dança é a linguagem Universal, e a escola é o palco onde ela se manifesta. Foi feito tudo com muita dedicação, estudo, parceria e entrega minha como a professora e, principalmente, dos nossos protagonistas, os alunos que foram o centro deste trabalho cultural que teve o produto final lindo, contagiante, com muita alegria e vida”, afirmou.
Fique por dentro das nossas redes sociais
Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900
Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas
CNPJ: 27.150.549/0001-19
Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas