Texto: Mariana Santos Foto: Divulgação
Mais acesso ao conhecimento e portas para o futuro! A Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Cariacica segue formando mentes brilhantes. A noite de terça-feira (8) foi ainda mais especial para a turma da Escola de Ensino Fundamental (Emef) São Jorge, em Rio Marinho. Cerca de 17 alunos pegaram o certificado de conclusão e venceram mais uma etapa dos estudos.
A secretária de Educação de Cariacica, Luzian Belisario, destacou a importância do papel da EJA no município. “Essa modalidade de ensino permite que jovens e adultos que não tiveram chances nos estudos possam ter novas oportunidades de concluir o ensino fundamental, colaborando para que possam continuar estudando e se profissionalizando para o mundo do trabalho”, disse ela.
Ao todo, 13 escolas da rede municipal ofertam a modalidade e o formato recebe matrículas durante todo o ano, sem limites de vagas. O objetivo é atender às necessidades educacionais de pessoas que não tiveram acesso à educação básica na idade regular ou que precisaram interromper seus estudos.
Uma das formandas, Maria da Penha, de 55 anos, falou sobre o sonho que tinha em terminar os estudos. “A EJA era um sonho antigo. Sempre tive vontade de voltar, mas me faltava oportunidade. E, por conta de filhos e trabalho, fui adiando. Mas, agora, depois dos filhos grandes, houve a chance de voltar às salas de aula. Nesse processo de aprendizado, é lógico que apareceram algumas dificuldades, mas o processo em si foi maravilhoso. Descobri novas histórias e também fui me conhecendo, testando meu potencial e, já com 55 anos, percebi que eu tinha capacidade de aprender. E aprendi muito”, contou.
As aulas geram oportunidade para que jovens e adultos possam melhorar a condição de vida. “A modalidade oferece uma oportunidade fundamental para que estudantes recuperem sua autonomia, reconheçam seus direitos e promovam transformações significativas em suas vidas por meio da educação. Mais do que aprender conteúdos escolares, a EJA proporciona o resgate da autoestima, o fortalecimento da cidadania e a construção de novos projetos de vida”, falou a técnica pedagógica referência da EJA, Aline Rosa.
Ainda segundo a técnica, a EJA é um espaço de acolhimento, respeito e valorização das histórias de cada pessoa, reafirmando que nunca é tarde para aprender e para recomeçar. “As 13 unidades de ensino que atuam com a modalidade têm investido na participação em formações, diálogos e ações coletivas para promover essa oportunidade, sempre em parceria com a Secretaria de Educação”, concluiu Aline.
Fique por dentro das nossas redes sociais
Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900
Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas
CNPJ: 27.150.549/0001-19
Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas