Texto: Thaiz Blunck         Foto: Semus

Julho Amarelo alerta para os perigos das hepatites virais e reforça a importância da prevenção

Em Cariacica, todas as Unidades de Saúde oferecem serviços de forma gratuita, além do Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)

quarta-feira, 02 de julho de 2025

Julho Amarelo alerta para os perigos das hepatites virais e reforça a importância da prevenção

Começou na terça-feira (1º) o Julho Amarelo, campanha nacional de conscientização sobre as hepatites virais, doenças silenciosas que afetam o fígado e podem causar sérios problemas de saúde se não forem descobertas a tempo.

No Brasil, os tipos mais comuns são as hepatites A, B e C. Muitas vezes, essas infecções não apresentam sintomas no início, o que torna o diagnóstico precoce ainda mais importante. Quando não tratadas, podem evoluir para cirrose, câncer no fígado e até levar à morte.

A boa notícia é que a vacinação contra os tipos A e B está disponível gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde de Cariacica e o tratamento da hepatite C também é oferecido sem custos. Por isso, durante o Julho Amarelo, a Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica (Semus) reforça a importância de que todas as pessoas, principalmente aquelas que nunca fizeram o teste, procurem atendimento para se testar, se vacinar e, se necessário, iniciar o tratamento.

Em Cariacica, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) oferecem esses serviços de forma gratuita e sigilosa, além do Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

A médica infectologista do Centro de Referência em IST, Juliana Rodrigues dos Reis, explica que as hepatites virais são infecções que atingem o fígado e, na maioria das vezes, são silenciosas. Quando presentes, podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Segundo a médica, elas podem ser transmitidas por diferentes vias, mas a principal forma de contágio é através do contato com sangue contaminado, relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de seringas, agulhas e outros materiais para uso de drogas.

O contágio também pode acontecer através de lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam, da mãe para o filho na gestação ou no parto, ingestão de alimentos e água contaminados.

“O diagnóstico  é realizado através de exames de sangue que detectam marcadores específicos de cada tipo de vírus (A, B, C, D ou E), testes de função hepática, como as transaminases (AST e ALT), também são úteis para avaliar o grau de comprometimento do fígado. Já o tratamento, varia de acordo com o tipo de hepatite, com opções que vão desde a cura (Hepatite C) até o controle da doença e prevenção de complicações (Hepatite B)", afirma Juliana. 

Serviço
Dias: todas as terças e quartas do mês de julho
Horário: de 7h30 às 14h30
Local: Térreo da Secretaria Municipal de Saúde (Rua Engenheiro José Himério, 11 - Campo Grande - Cariacica/ ES - Cep 29.146-460)

 

Palácio Municipal

Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900 

Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas

CNPJ: 27.150.549/0001-19

Centro Administrativo

Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas

Copyright © Prefeitura Municipal de Cariacica. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape