Texto: Mariana Santos Foto: Claudio Postay
A devoção à padroeira do Espírito Santo, Nossa Senhora da Penha, ganha um toque especial com o Carnaval do Congo de Máscaras. No dia 28 de abril, data em que a santa é celebrada, o Campo do América, em Roda D'Água, se transforma em um palco da cultura popular. Uma das tradicionais bandas, a São Benedito de Piranema, vai levar aos visitantes história e tradição.
Fundada em 1973, a banda de congo São Benedito de Piranema resistiu ao tempo e mantém viva a tradição dos antepassados. Com uma história rica e uma trajetória marcada pela dedicação de várias gerações, a banda é um símbolo da cultura e da comunidade local.
“A banda foi fundada pelo meu tio e passou de pai para filho, de tio para sobrinho, mantendo viva a tradição. Ao longo dos anos, a banda teve vários componentes, incluindo Tio Nicácio e seu Vitório, que foram fundamentais para a banda”, explicou Romário Francisco, presidente da banda.
Hoje, a banda é composta por uma nova geração de músicos, incluindo Romário. Apesar das mudanças ao longo do tempo, o grupo continua a ser uma representação da cultura e da identidade da comunidade.
Carnaval de Congo de Máscaras
Em Cariacica, a padroeira do Espírito Santo é festejada de uma forma diferente. Nossa Senhora da Penha é saudada com o som dos tambores na batida e no ritmo do congo. O Carnaval de Congo de Máscaras, a maior expressão de cultura popular da cidade, acontece no dia 28 de abril, no campo do América, em Roda D'Água.
Fique por dentro das nossas redes sociais
Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900
Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas
CNPJ: 27.150.549/0001-19
Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas - sábado, das 8 às 18 horas
Necrópoles - Plantão 24 horas aos Sábados e Domingos