Texto: Mariana Santos Foto: Divulgação Diogo Valinho / TV Globo
Levando a cultura de Cariacica para o cenário nacional, o personagem João Bananeira, ícone popular do município, fez uma participação especial em uma gravação para o "Domingão com Huck", da TV Globo. A gravação, realizada na Orla de Cariacica, foi marcada por muita alegria e representatividade. A gravação será para o quadro "3 Minutos Pra Brilhar", com uma moradora do município e sob o comando de Milton Cunha.
João Bananeira
Com mais de 150 anos de história, João Bananeira existe desde as antigas procissões em época de Carnaval de Congo em Roda D’Água. A região é um território remanescente de quilombo e, de acordo com a história contada, negros fugidos da Revolta de Queimados (1849) iniciaram a tradição do congo com seus cantos e tambores.
"Eu confesso que esse convite me deixou muito emocionado. A gente tem trabalhado muito levando o personagem nas escolas, dando vida ao João Bananeira, para que as pessoas pudessem conhecer a história da nossa cidade e hoje muita gente já conhece. Essa oportunidade é um marco para a nossa cidade e para a nossa cultura”, falou Alfredo Evangelista, mais conhecido como Alfredo Godô, que representa o João Bananeira nas escolas.
A participação foi conduzida pelo carnavalesco e cenógrafo Milton Cunha, que segundo Godô, se encantou com a história. “Ele ficou tão empolgado que não resistiu só em fazer essa recepção na Orla de Cariacica, ele quis dar uma volta na cidade com a banda de Congo tocando e o João Bananeira dançando”, lembrou.
Com a aparição no Domingão, João Bananeira reforça seu papel como ícone da cultura de Cariacica, agora com alcance nacional. “Foi uma experiência maravilhosa que vai ficar para a minha vida e para a história da cidade de Cariacica. Estou muito ansioso para ver essa gravação”, finalizou Godô.
“João Bananeira na Escola”
Para disseminar a cultura, em 2013 criou-se o “João Bananeira na Escola”, uma parceria entre as secretarias de Educação (Seme) e de Cultura e Turismo de Cariacica (Semcult). O objetivo é contar a história da figura folclórica para os alunos, desde as antigas procissões em época de Carnaval de Congo, até os dias atuais.
“O João Bananeira é uma representação muito marcante para o nosso município. Tivemos o Carnaval de Máscaras em Roda D’Água, onde o personagem é muito lembrado e conhecido. É uma felicidade enorme saber que nossa cultura ficará ainda mais conhecida”, disse Lúcia Dornellas, secretária de Cultura de Cariacica.
Fique por dentro das nossas redes sociais
Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900
Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas
CNPJ: 27.150.549/0001-19
Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas