Texto: Mariana Santos         Foto: Divulgação

Dia Mundial da Síndrome de Down: escola realiza Dia da Meia Trocada nesta quinta-feira (20)

O ato de usar a meia trocada foi criado para representar os cromossomos, que têm formato parecidos com meias. A intenção é conscientizar as pessoas de que ser diferente também é divertido

terça-feira, 18 de março de 2025

Dia Mundial da Síndrome de Down: escola realiza Dia da Meia Trocada nesta quinta-feira (20)

Em homenagem ao Dia Mundial da Síndrome de Down, lembrado no dia 21 de março, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Tarcílio Montanari, de Bela Aurora, vai realizar o “Dia da Meia Trocada”, nesta quinta-feira (20). O objetivo da ação é usar meias coloridas e trocadas para conscientizar os alunos e promover a inclusão.

O ato de usar a meia trocada foi criado para representar os cromossomos, que têm formato parecidos com meias. A intenção é conscientizar as pessoas de que ser diferente também é divertido.

“A ideia é ensinar os alunos sobre as diferenças, conscientizar sobre a causa e o respeito com os colegas, além de promover um momento de descontração e de muito aprendizado”, disse Luzian Belisario, secretária de Educação do município.

Os alunos fizeram um mural e coloriram desenhos de meias. Durante a semana, antecipando e conversando sobre o tema, eles participaram de atividades que apresentaram a Síndrome de Down e a importância da inclusão.

Elaine Ferreira, professora do CMEI e responsável pela confecção do mural, comentou sobre a importância da ação. “Neste mês de março, trabalhamos a importância da inclusão na nossa turma de dois anos. Temos uma aluna com Síndrome de Down e isso nos faz refletir diariamente sobre o respeito às diferenças e a importância de acolher cada criança como ela é”, falou.

Rosimery Randolfi, coordenadora do turno matutino e professora de Múltiplas Linguagens no turno vespertino da escola, trabalhou com os alunos histórias da Turma da Mônica com a personagem Tati, uma menina com Síndrome de Down.

“O trabalho com a Tati é extremamente importante por várias razões. Conversando sobre o assunto, a gente promove a inclusão e a diversidade. Isso permite que os alunos vejam pessoas com diferentes habilidades e características, ajudando a quebrar estereótipos e preconceitos”, explicou.

Carinhosa e habilidosa, Tati foi criada para estrelar em alguns materiais institucionais sobre inclusão social e respeito às pessoas com deficiência. O Dia da Meia Trocada promete ser de muita diversão e conhecimento para os alunos do CMEI. 

Palácio Municipal

Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900 

Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas

CNPJ: 27.150.549/0001-19

Centro Administrativo

Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas

Copyright © Prefeitura Municipal de Cariacica. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape