Texto: Cláudio Postay        

Novo Centro Administrativo realiza quase sete mil atendimentos à população no primeiro mês de funcionamento

quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

Novo Centro Administrativo realiza quase sete mil atendimentos à população no primeiro mês de funcionamento

Um total de 6.967 serviços já foram realizados no Novo Centro Administrativo de Cariacica. O local, inaugurado no início de dezembro, completou um mês de funcionamento na última semana e segue aprovado pela população.

A lista dos serviços mais procurados é liderada pelo protocolo. Foram 1.310 atendimentos do tipo aos moradores de Cariacica. Ainda há destaque para o serviço de recadastramento, com 978 atendimentos; consulta de débitos, com 761 atendimentos, 534 atendimentos no Centro Integrado de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Ciampe), além de diversos outros serviços.

O novo Centro Administrativo de Cariacica fica no bairro Vera Cruz. Com três andares e seis pavimentos, o prédio tem capacidade de atendimento para mais de 25 mil pessoas por mês e oferece mais de 100 serviços de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas.

Soraia Ruy Soares Coutinho é diretora escolar e esteve no Novo Centro Administrativo pela primeira vez. Além de elogiar o rápido atendimento, ela aprovou o espaço. 'Eu vim para trazer uns documentos e gostei muito do espaço, que ainda não conhecia. Está climatizado e tem um atendimento excelente. A gestão está de parabéns!', afirma.

O José Cleber Herbert, do bairro Vila Palestina, também buscou atendimento no local pela primeira vez e aprovou a nova estrutura. 'Gostei muito do espaço. Ficou muito bom. Antes era preciso atravessar a pista para fazer os serviços, mas agora está deste lado. Ficou bem melhor', disse.

Além de concentrar todos atendimentos ao público, o novo Centro Administrativo de Cariacica, que fica na Avenida Alice Coutinho, sedia as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semdei), Assistência Social (Semas), Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec), Mulher e Direitos Humanos (Semdh), Defesa Social (Semdefes), e diversos órgãos da administração municipal.

O prédio também abriga vários órgãos, como a Guarda Municipal, Gerência de Trânsito, videomonitoramento e Cerco Inteligente de Cariacica.

Mais agilidade e comodidade para o cidadão, mas também é mais conforto para o servidor. O engenheiro Felipe Mangabeira, da Semdec, trabalhou também no antigo local de atendimento. Para ele, a estrutura dá mais comodidade para todos.

'Trabalho há cerca de 8 anos e essa é uma conquista muito importante, tanto para o munícipe, quanto para o servidor. Melhoroou o ambiente de trabalho e está bem mais estruturado, com melhores condições para trabalhar e atender ao público', comemora.

Confira os serviços que serão oferecidos no Centro Administrativo de Cariacica

Secretaria de Finanças

  • Informações gerais / Orientações
  • Localização de imóvel / Inscrição Imobiliária IPTU
  • Consulta de Débitos
  • Previsão de Pagamento / Parcelamento de Débitos
  • Parcelamento de Débitos
  • Emissão de 2º via de Documentos de Arrecadação (Boletos)
  • Solicitação de Prescrição de Débitos
  • Emissão de Certidão Negativa de Débitos
  • Emissão de 2ª Via de Carnê de IPTU
  • Emissão de 2ª Via de Carnê de ISSQN
  • Emissão de 2ª Via de Carnê de Vistoria Anual
  • Emissão de 2º via de Carnê de Parcelamento
  • Emissão de Taxa de Expediente
  • Emissão de Taxa de Transferência IPTU
  • Requerimento de Imunidade Tributária
  • Requerimento de Isenção de Taxas
  • Requerimento de Devolução / Compensação de Pagamento
  • Requerimento de Cancelamento de Débitos Pagos
  • Protocolo de Certidão de Tempo de Cadastro IPTU
  • Entrega de Certidão de Tempo de Cadastro IPTU
  • Emissão de Ficha de Lançamento Imobiliário
  • Requerimento de Revisão de Lançamento
  • Requerimento de Transferência de Sujeição Passiva
  • Requerimento de Averbação
  • Requerimento de Retificação de Nome de Proprietário / Posseiro
  • Requerimento de Cadastramento de Imóvel
  • Requerimento de Registro de Prestador de Serviços - PF
  • Requerimento de Baixa de Registro de Prestador de Serviços - PF
  • Protocolo de ITBI
  • Emissão de Boleto de ITBI
  • Emissão de Certidão de Quitação de ITBI
  • Requerimento de Isenção de IPTU
  • Renovação de Isenção de IPTU
  • Entrega de TCRS (Taxa de Coleta de Lixo)
  • Cadastro de Contribuinte

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação

  • Procon
    • Abertura de reclamações
    • Acompanhamento de processos
    • Instruções de documentação para abertura de reclamações
    • Alvará de Funcionamento e inscrição municipal
        • Centro Integrado de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - CIAMPE
        • Programa Nossocrédito
        • Sala do Empreendedor
        • Setor de Inovação
        • Atendimento ao empresário
        • Agência do Trabalhador
          • Oferta de vagas de emprego
          • Cadastro para adolescentes aprendizes
          • Cadastro para estágio
          • Cadastro para cursos de qualificação profissional
          • Cadastro para empregadores 

        Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente

        • Requerimento de Aprovação de Projeto Arquitetônico
        • Requerimento Aprovação de Memorial de Projeto Hidrossanitário
        • Orientações sobre construção de Calçada Cidadã
        • Requerimento de Regularização de Edificações
        • Solicitação de licença para construção;
        • Solicitação de habite-se;
        • Requerimento de licença para reforma simples;
        • Solicitação de Cadastro de Ambulante
        • Solicitação de cadastro de Feirante
        • Solicitação de Feira Livre
        • Requerimento de aprovação de projetos de parcelamento de solo;
        • Solicitação de remembramento ou desmembramento de lotes;
        • Solicitação de visto de confrontação;
        • Solicitação de certidão de logradouro e numeração;
        • Requerimento para Castração de Cães e Gatos Domésticos (Programa Cariacica Castra Legal)
        • Solicitação de Recolhimento de animais silvestres
        • Realização de Feira de Adoção de Animais;
        • Requerimento de anuência para extração mineral;
        • Requerimento de anuência para lançamento de efluentes na rede de drenagem pluvial;
        • Elaboração de programas de Educação Ambiental
        • Requerimento de Licenciamento Ambiental;
        • Requerimento de Dispensa de Licenciamento Ambiental;
        • Protocolo de Carta Consulta;
        • Requerimento de autorização para poda ou supressão de árvores;
        • Denúncias sobre construção Irregular
        • Denuncia sobre criação Irregular de animais
        • Denúncias de crimes Contra o Meio Ambiente
        • Denuncias de poluição sonora (Disque Silêncio)
        • Denuncias de atividades poluidoras
        • Denuncias de descarte irregular de resíduos (lixo)
        • Denuncias de desperdício de água
        • Denuncias de irregularidades nas  feiras livres
        • Denuncia de maus-tratos a animais
        • Denuncia sobre ordenamento urbano (posturas)
        • Denuncia de de queima irregular de resíduos (lixo)
        • Denuncia de lançamento irregular de esgoto
        • Denuncia de Invasão de Logradouro
        • Denuncia de Invasão de Terreno Público
        • Denuncia de Terreno Abandonado
        • Protocolo de Recurso de Auto de Infração
        • Protocolo de documentação geral em atendimento às notificações da Semdec

        Secretaria de Assistência Social

        • Informações gerais

        Secretaria de Saúde

        • Cadastro do Cartão SUS
        • Informações e orientações

        Secretaria de Defesa Social  

        • Solicitação de atividades de educação para o trânsito em escolas, empresas e outros
        • Requerimento de credencial para vaga especial de estacionamento para idoso ou pessoa com deficiência
        • Consulta de autuação de infração de trânsito
        • Requerimento de recurso de infração de trânsito
        • Requerimento de recurso de indicação de real condutor
        • Solicitação de remoção de árvore em risco de queda
        • Solicitação de inspeção de imóveis em risco
        • Requerimento de renovação de alvará de transporte individual (TÁXI)
        • Requerimento de transferência de permissão do transporte individual (TÁXI)
        • Vistoria de transporte individual (TÁXI)
        • Requerimento de interdição de via para eventos
        • Requerimento de interdição de via para obras
        • Requerimento de sinalização viária
        • Solicitação de redutor de velocidade (quebra-molas)
        • Solicitação de apoio/acompanhamento de agentes de trânsito
        • Solicitação de apoio/acompanhamento de guarda municipal
        • Solicitação de fiscalização de trânsito de irregularidades de veículos

        Secretaria de Habitação

        • Requerimento para início de processo de regularização fundiária

        Secretaria de Serviços

        • Recadastramento de jazigos
        • Liberação de sepultamentos nos cemitérios municipais

        Palácio Municipal

        Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
        Tel.: (27) 3354-5900 

        Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas

        CNPJ: 27.150.549/0001-19

        Centro Administrativo

        Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
        Tel.: (27) 3354-5130
        
Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas - sábado, das 8 às 12 horas

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