Texto: Jackeline Gomes, Aline Oggioni/FCJJE e Vinicius Prudêncio/FCJJE
O Espírito Santo inteiro estava com os olhos voltados para Cariacica com a realização do Grand Prix da Federação Capixaba de Jiu-jítsu Esportivo (FCJJE), que aconteceu neste domingo (25), no Ifes, em Itacibá.
Participaram em torno de 320 competidores dos 78 municípios do Estado, inclusive de Cariacica, nas categorias infantil, master e adulto. A galera na arquibancada compareceu em peso para torcer bastante.
'O jiu-jítsu é uma arte marcial que se cria disciplina. Você passa a ter uma vida muito mais ativa e saudável. Com certeza é algo que todos deveriam fazer, pois só tem pontos positivos', disse o diretor da FCJJE e organizador do evento, Vinicius Prudêncio.
Dentre os diversos competidores, tanto do Estado quanto de Cariacica, tem família na qual todo mundo é treinador ou competidor. É o caso do empresário Dandison Patrocínio, 43 anos, morador de Rosa da Penha. Ele é da categoria master e começou a competir há 10 anos. Também é treinador de seus dois filhos: Estevão e Valentina. Motivos de orgulho para o pai. A esposa, Raquel, já foi treinadora. Já ganhou importantes campeonatos. Já foi vice-campeão três vezes em campeonato mundial; terceiro lugar em campeonato nacional, ambos em São Paulo, além de estar entre os cinco melhores de sua categoria.
Dandison detalha como começou a gostar da arte marcial. 'Eu fui influenciado por minha esposa, que sempre gostou muito de luta. Já eu gostava de futebol. Ela me convenceu, comecei a fazer kickboxing e, logo depois, o jiu-jítsu. Meus filhos lutam também, e espero que eles sigam na carreira', afirmou.
E a pouca idade dos filhos de Dandison já representa muito para eles. Valentina Patrocínio, de 12 anos, mora em Nova Brasília e começou a lutar com 7 na categoria infantil. Já ganhou um campeonato brasileiro da arte marcial em São Paulo. 'Eu gosto muito das pessoas do jiu-jítsu e pretendo seguir em frente, com o apoio da minha família e dos meus amigos', disse.
'É uma experiência muito boa, requer muito treinamento para chegar aqui e conseguir a vitória. O jiu-jítsu é a minha paixão', comentou Estevão Patrocínio, de 13 anos, que compete na categoria infantil. Ele é filho de Dandison e Raquel e morador de Rosa da Penha. Ele começou a treinar com 3 anos e já possui a vitória em um campeonato mundial em São Paulo.
Torcida
Na arquibancada, com os olhos atentos e torcendo para a família, estava a esposa de Dandison, mãe de Estevão e madrasta de Valentina, a empresária de 43 anos Raquel de Oliveira Alves. Ela não esconde o quanto é grata pela família ser formada por grandes campeões.
'É prazeroso ter a família inteira no jiu-jítsu e eu tenho orgulho da carreira de todos eles. Convenci todos a praticarem a arte marcial. Era treinadora, precisei parar, mas procuro incentivá-los todos os dias', disse ela, orgulhosa.
Confira a lista dos atletas competidores de Cariacica e que foram campeões no Grand Prix da Federação Capixaba de Jiu-jítsu Esportivo
Valentina Patrocínio
Estevão Patrocínio
Jéssica Coutinho
Gabriel Neves
Diana Ribeiro
Carlos Brusco
Mariah Dettiman
Henrique Castro
Wellis Ribeiro
Dimas Simões
Fique por dentro das nossas redes sociais
Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900
Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas
CNPJ: 27.150.549/0001-19
Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas - sábado, das 8 às 12 horas