Notícias

Vacina porta a porta contra febre amarela será realizada de domingo a domingo

Com o objetivo de vacinar todos os moradores aptos à imunização contra a febre amarela, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) ampliou a vacinação porta a porta em Cariacica. A ação de varredura, que conta com o apoio de enfermeiros da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), agora ocorre de domingo a domingo, das 8h às 17h, incluindo feriados. Até o momento, 240.268 pessoas foram imunizadas na cidade. Mesmo assim, muitos moradores ainda se recusam a tomar a vacina.

“O Espírito Santo se tornou uma área de recomendação permanente de vacinação contra febre amarela. Isso quer dizer que qualquer pessoa que venha ao estado deve ser imunizada. E também é necessária a conscientização das pessoas que não têm contra-indicações quanto à importância da vacina. Desde o início da vacinação porta a porta, que começou em maio, muitas pessoas se recusaram a tomar a vacina por medo, ou por não entender a gravidade da doença”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Marieli Thomazini Piske.

Segundo a Vigilância, desde 25 de maio, foram aplicadas 3.117 doses de vacina na varredura porta a porta, e 7.251 casas foram visitadas nos bairros Boa Sorte, Nova Canaã, Flexal 1, Flexal 2, Tucum, Porto de Santana, Presidente Médici, Porto Novo, Aparecida, Vila Prudêncio, Campo Verde e Itaquari. Até o dia 21 de junho, a equipe de vacinadores estará nas regiões 2 e 5. Neste sábado (17) e domingo (18), a vacinação será em Biriricas, Biriricas de Cima, Pau Amarelo, Mochuara e Mungubá, na zona rural de Cariacica.

Depois de ter realizado o monitoramento rápido nas regiões urbana e rural, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) está fazendo uma varredura em todas as residências da cidade. O monitoramento rápido nas regiões urbana e rural, feito conforme orientação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), demonstrou que a região teve uma baixa porcentagem de moradores vacinados.

Vacinação nas unidades de saúde

Além disso, a imunização contra febre amarela continua nas unidades de saúde de Cariacica, de acordo com a demanda durante o funcionamento das salas de vacina, das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. As unidades de saúde com vacinação são: Alto Lage, Bela Aurora, Bela Vista, Graúna, Itapemirim, Itaquari, Jardim Botânico, Mucuri, Nova Brasília, Nova Canaã, Nova Rosa da Penha I, Nova Rosa da Penha II, Operário, Oriente, Padre Gabriel, Porto de Santana, Rio Marinho, Valparaíso, Santa Bárbara, Santa Fé.

A Semus reforça que o município obedece aos protocolos do Ministério da Saúde, que estipulou, num primeiro momento, a vacinação de viajantes e, num segundo instante, o bloqueio cautelar da área rural. Além disso, a Semus realizou quatro mutirões, ações noturnas de imunização e postos volantes em macrorregiões que não contam com unidade de saúde ou sala de vacinação. Durante os mutirões, 50 mil pessoas foram imunizadas.

''

Escrito por

O autor não acrescentou qualquer informação a seu perfil ainda