Arte e Café - Centro Público de Economia Solidária

arte1 arte2arte3

O Arte e Café é o primeiro Centro Público municipal de economia solidária no Espírito Santo e o único em funcionamento. Em exposição, estão os produtos da palha e do fruto da bananeira, artesanato de conchas, bordados em tecidos, materiais de limpeza, tijolos ecológicos. Tudo isso com um diferencial: os clientes e produtores podem se sentar para apreciar uma boa xícara de café enquanto conversam.

O Arte e Café reúne todo o conhecimento, vivência e habilidade dos cariaciquenses que fazem do seu dia-a-dia a experiência da economia solidária. O local, além de comercializar os produtos da economia solidária, oferece diversas outras experiências para quem o frequenta, além disso, promove a economia solidária como estratégia de superação da extrema pobreza.

A economia solidária tem sido um importante meio de inclusão e geração de renda para as comunidades de Cariacica há alguns anos. O Centro Público é uma das ações do Programa Bem Viver de Desenvolvimento da Economia Solidária de Cariacica.

A Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem. O setor vem se apresentando, nos últimos anos, como inovadora alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social.

Serviços do Arte e Café

• Balcão de Negócios
  • Alguns produtos que não serão expostos, como os blocos para construção civil, também poderão ser negociados por meio de um agente que trabalhará em contato com empresas para venda no atacado (será implantado posteriormente).

• Espaço da Cultura
  • O espaço está disponível para realização de eventos culturais de pequeno porte, como lançamentos de livros, exposição de fotos e outras obras de arte servirão para promover laços entre a economia solidária e a cultura do município.

• Espaço Pedagógico
  • Para comercialização de produtos: artesanato, trabalhos manuais, alimentação e produção de cultura.

• Reuniões
  • O espaço servirá de local para os encontros da Rede Cariaciquense de Economia Solidária (RedeSol), que hoje é o fórum municipal para o assunto, além de reuniões do Conselho Gestor e do Conselho Municipal. Outros entes e setores ligados a este setor econômico serão contemplados.

• Troca de Saber
  • O Arte e Café terá um espaço reservado para a realização de oficinas, reuniões e atividades com objetivo de desenvolvimento e promoção da economia solidária.
    O espaço funcionará como o embrião para comercialização destes produtos.

Endereço: Rua Manoel Joaquim dos Santos, s/n, Itacibá
    Funcionamento: segunda a sábado, das 8h às 18h.