Notícias

Substituições saudáveis e redução de açúcar na merenda escolar

IMG_2298Ter uma alimentação equilibrada desde a infância é um fator muito importante para que as crianças tornem-se adultos saudáveis. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação (Seme), por meio da Coordenação de Alimentação e Nutrição Escolar (Coane), elabora cardápios variados, nutritivos e gostosos para alimentar os mais de 40 mil alunos matriculados na rede municipal.

Além de experimentar novos sabores e conhecer frutas e verduras, os alunos com restrição alimentar, como intolerância à lactose ou glúten, tem um cardápio feito especialmente para eles. Farinha de arroz, leite de arroz e cacau sem açúcar são algumas substituições que já estão implantadas na alimentação da garotada.1X7A9414

A coordenadora e nutricionista do setor de Alimentação e Nutrição Escolar, Juliana Pizzol, explica que a merenda é elaborada para atender às necessidades de cada aluno. “Antigamente, não havia toda essa variação de alimentos e nutrientes na merenda escolar. Hoje. houve uma melhora na saúde da população. Por isso que essas substituições são necessárias. O achocolatado, por exemplo, possui uma grande quantidade de açúcar na composição. Já o cacau é sem açúcar e ainda atende a todos os alunos da rede”, frisou.

A nutricionista ainda conta que o cardápio dos pequenos do berçário, que são os alunos de 1 e 2 anos, não possui açúcar na preparação. “Para deixar o alimento mais doce, frutas com maior teor natural de açúcar são mais utilizadas, como a manga, banana e maçã. Nas preparações de sucos, vitaminas e bolos, essas são indicadas”, destacou. 1X7A9443 copiar

Aluna da turminha de 5 anos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) José Luis Araújo, em Novo Horizonte, a pequena Heloísa Pereira Santos afirma que a merenda ofertada na escola é muito gostosa. “Eu gosto muito quando o lanche é mingau. A merenda dá energia e a gente fica forte pra aprender a ler e escrever”, contou.

''

Escrito por

O autor não acrescentou qualquer informação a seu perfil ainda