Notícias

Secretaria Municipal de Saúde alerta para vacinação contra o sarampo

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) alerta os cidadãos para a importância da vacinação contra o sarampo. A imunização é a medida mais efetiva de proteção contra a doença, uma vez que recentemente diversos estados brasileiros registraram surtos. A Coordenação de Vigilância Epidemiológica explica que segue as recomendações da Secretaria de Estado da Saúde e do Ministério da Saúde para a intensificação da vacina tríplice viral, com a atualização da caderneta de vacinação.

De acordo com a Coordenação de Imunização da Semus, a cobertura vacinal de 2016 ficou em 91,35% na primeira dose e 77,47% na segunda. Já em 2017, a primeira aplicação teve alcance de 64,75% e a segunda dose foi aplicada em 58,66% da população. De janeiro a junho de 2018, a primeira dose teve cobertura de 71,73%.

Doses

  • De 1 a 29 anos: 2 doses da tríplice viral
  • De 30 a 49 anos: 1 dose da tríplice viral
  • Profissionais da saúde: 2 doses da tríplice viral independente da idade

Para atualizar a caderneta de vacinação, os cidadãos devem procurar as unidades de Alto Lage, Bela Aurora, Bela Vista, Cariacica Sede, Itaquari, Jardim Botânico, Nova Rosa da Penha II, Operário, Oriente, Rio Marinho, Santa Bárbara, São Francisco, Santa Fé (das 7h30 às 12h), Itapemirim, Nova Canaã, Nova Brasília (das 7h30 às 12h), São Geraldo e Padre Gabriel. A tríplice viral é oferecida no município às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h30 às 15h30.

O sarampo

Doença viral e altamente contagiosa, o sarampo é transmitido por via aérea, ao falar, tossir ou espirrar. Segundo o Guia de Vigilância à Saúde, do Ministério da Saúde, “é suspeito de sarampo todo paciente que apresenta febre e manchas avermelhadas pelo corpo, acompanhados de um ou mais dos seguintes sinais e sintomas: tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, independente da idade e da situação vacinal. Pode levar à internação e ao óbito, devido às complicações como pneumonia e encefalite, entre outras”.

''

Escrito por

O autor não acrescentou qualquer informação a seu perfil ainda